Segundo o palestrante, Itamar Vicente Ribeiro, o cliente deve ser surpreendido e encantando com a excelência no atendimento. Para Ribeiro há frase do fundador do grupo Walmart, Sam Walton, resume esta importância: clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para o baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar. “Ainda posso citar que os caminhos que trouxeram o cliente aqui, não são os mesmos que o levarão para frente, ou seja, nós temos que estar preocupados com a melhoria contínua, com excelência para o nosso cliente”.
Ribeiro lembrou que na década de 80, o empresário que tivesse um determinado produto era o suficiente. Na década de 90, ele percebeu que somente ter este produto não adiantava, ou seja, era necessário ter qualidade. “Para o guru do marketing de relacionamentos, Tom Peters, nós estamos vivendo a era da sensibilidade ou a era do relacionamento, isto é, quem se aproximar melhor e quem cuidar mais do cliente a possibilidade de alcançar o sucesso é maior. Será que é isso mesmo? Nós saímos do simples atender e vamos para o encantar, surpreender e criar experiências para o nosso cliente”.
No entanto, para ter a excelência no atendimento, segundo o profissional, é necessário haver uma estrutura. Para ele, muitas vezes, os profissionais são motivados a trabalhar com excelência, mas no cotidiano é percebido que isto não acontece por falta de estrutura. “A maioria das empresas ainda contrata mal, porque parte dos profissionais que está em uma determinada empresa não gosta do que faz”.
Apesar desta questão, Ribeiro comemora uma mudança dentro das empresas, trata-se do investimento em treinamento interno. “Participar de um evento destes é bacana, mas no dia a dia a equipe precisa ser treinada com a realidade da empresa. São os quatro pilares da organização: contratar, treinar, ter gerentes mais atentos e, os principais: definir processos, funções ou responsabilidades. A maioria das empresas não tem definido isso. Algumas não possuem um bom cadastro”. Ele salientou que basta ter o nome, telefone e email para a empresa se comunicar com a empresa. “Não adianta divulgar em jornais, rádios, carros de som, se a empresa não se comunica com o seu cliente. Ela não deve esquecer-se de seus clientes, mas principalmente, não deixar que eles as esqueçam”.
O Conexão Empresarial é uma realização da Acit em parceria com a Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Colégio La Salle, Cipauto Veículos, Anabell Confecções, Supermercados Lunitti, Result Consultores, Gráfica JA, Sicoob Oeste, Prefeitura de Toledo e Sebrae-PR.
O cliente deve ser surpreendido com a excelência no atendimento", diz Ribeiro no Conexão Empresarial
A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou, na noite de quarta-feira (14), a segunda palestra do programa de treinamentos Conexão Empresarial. “Um show de atendimento” foi o tema abordado por Itamar Vicente Ribeiro, educador físico e MBA em Gestão Empresarial, com especialização em Qualidade de Vida. Seu trabalho é focado em ampliar os resultados na área de vendas e melhorar resultados de equipes comerciais, com vasta experiência em vendas, liderança, atendimento e relacionamento interpessoal.
Mais lidas
- 1Caco Barcellos destaca a força do jornalismo como instrumento de transformação
- 2Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 3Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 4O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 5Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



