1144x150 %284%29

GERAL

Para diretor do Sebrae/PR, inovação é palavra de ordem na construção civil

“A inovação é palavra de ordem no mundo dos negócios. Na construção civil, uma exigência, para sobreviver em um mercado altamente competitivo.” A afirmação é do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, que participou nesta quarta-feira, dia 21, em Foz do Iguaçu, da abertura oficial do Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc).

22/09/2011 - 12:07


O Eninc, que segue até esta sexta-feira, dia 23, está na terceira edição. Este ano contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, que participou da abertura, no Mabu Thermas e Resort. Na programação do Eninc, estão previstos showroom com tendências de mercado e inovações tecnológicas, palestras e painéis de debates e ambiente para intercâmbio.
O diretor de Operações do Sebrae/PR lembrou, para a plateia de empresários e lideranças presentes, que o Eninc é o único evento do setor, hoje no Brasil, com caráter 100% técnico e que oportuniza aprendizado e troca de informações entre empresários, lideranças, profissionais e estudantes. “Preparada, a construção civil torna-se cada vez mais estratégica.”
“O Eninc extrapola fronteiras. Destaco a participação de empresários vindos da Argentina e do Paraguai, para a promoção de network e prospecção de negócios.” Agostini referiu-se à presença confirmada de cerca de 60 empresários da construção civil, argentinos e paraguaios. Eles participam, dentro da programação do Eninc, do Diálogo Empresarial na Construção Civil Brasil-Argentina-Paraguai, que acontece nesta sexta, a partir das 16h30.
Agostini reforçou o papel das micro e pequenas empresas, que, na construção civil, estão presentes em todos os elos da cadeia produtiva. Bem como a relevância e importância estratégica do setor no desenvolvimento econômico e social do Paraná, marcadas pela geração crescente de empregos e de renda.
“O Eninc é um canal para que empresários de micro e pequenas empresas busquem atualização e novos modelos de negócios. O Eninc é mais. É uma oportunidade para posicionar-se no mercado”, reforçou.

Momento aquecido
O presidente do Sinduscon/Oeste, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná, Gerson Lorenzi, disse que o setor vive um momento positivo, devido às obras previstas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal; e por grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas. “A construção civil está aquecida. O Brasil tem hoje um défict habitacional de 6 milhões de moradia. A demanda é grande."
Lorenzi ressaltou que a cadeia produtiva da construção civil está preparada para os desafios. Para ele, a inovação é “um foco propulsor”. O presidente do Sinduscon/Oeste pediu a mobilização do setor para agir politicamente em favor da redução da carga tributária. “Não precisamos que taxem nossos concorrentes ou que tenham pena de nós. Nos deixem trabalhar, pagando impostos mais justos”, assinalou Lorenzi.

Desafio do setor
Beto Richa falou do programa habitacional de seu governo e a previsão de construção de 100 mil unidades habitacionais em quatro anos. “Precisamos de mão de obra qualificada. Queremos cobrir o défict habitacional.” Segundo o governador do Paraná, o setor precisa de trabalhadores e profissionais cada vez mais capacitados e especializados.
Participaram da abertura do Eninc, além do governador Beto Richa, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; o presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; o assistente da Diretoria Geral Brasileira de Itaipu, Joel de Lima; o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA/PR), André Gonçalves; o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche; e o representante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Mauro Carvalho Junior.

Eninc 2011
O Eninc 2011 é organizado pelo Sinduscon/Oeste-PR e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; CREA-PR e Cohapar.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29