Segundo o levantamento, os roubos na cidade caíram cerca de 48% e os furtos, em 30%. Os casos de homicídio também diminuíram de 31 para 25, em relação a 2010. Por outro lado, as tentativas de homicídio dobraram de 17 para 34 e os acidentes de trânsito com morte subiram 9%, fazendo 24 vítimas fatais.
A reportagem conversou com o Sargento Vanderley Donizete Rodrigues, do 19º Batalhão de Polícia Militar que disse que apesar do baixo efetivo o Batalhão está atuante e tem realizado diversas operações sob o comando do Tenente Renato Moreira do Espírito Santo.
O Sargento adverte que a maioria dos casos de acidentes de trânsito tem motocicletas envolvidas. “Geralmente a relação é carro e moto, onde um dos condutores foi imprudente. Falta responsabilidade dos motoristas. Campanhas ajudam, mas infelizmente precisam sentir no bolso para se conscientizarem”.
No período de janeiro a agosto, deste ano, durante as operações do 19º Batalhão de Polícia Militar foram aplicadas 4789 notificações a motoristas infratores, destas 115 gravíssimas 5 vezes, aplicada geralmente para casos de embriagues ao volante; 843 gravíssimas 3 vezes em motoristas não habilitados; 1198 gravíssimas aplicadas em casos como avanço no sinal vermelho; 1591 notificações consideradas grave; 290 infrações leve pela não observância das regras; 579 notificações considerada de média grávida, geralmente em casos como estacionamento fila dupla ou falta combustível;e 173 casos por algum tipo de irregularidade na documentação.
O total de acidentes no período já mencionado foi de 1069, destes 494 acidentes sem vítimas 554 acidentes com vitimas, totalizando 89 vítimas de acidentes de trânsito, com oito óbitos, três no local e cinco casos posteriores ao acidente.
Foram apreendidos, ainda neste período, 429 automóveis e1020 motos. De janeiro a agosto deste ano, foram flagrados 44 motoristas embriagados ao volante.
Entre as vítimas de acidentes de trânsito a maioria são homens e acima de 18 anos. Na faixa etária de zero a 12 anos, do público masculino foram 10 vítimas; de 13 a 17 anos foram 24 e a partir de 18 anos este número salta para 417 vítimas do sexo masculino. Entre o público feminino entre zero e 12 anos houve 9 vítimas, de 13 a 17 anos totalizaram 16 vítimas e acima de 18 anos, o número vai para 207 casos.
O Delegado-adjunto da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Edgar Dias Santana apresentou que até agosto deste ano, foram 926 furtos e 127 roubos. Em 2010, no mesmo período, registraram-se 1321 e 243 casos dos respectivos crimes. Ele explica que duas quadrilhas foram desmanteladas recentemente na cidade. “Elas eram especializadas em roubos e também mantinham as vítimas como reféns. Houve uma redução dos índices de criminalidade e isso se deve principalmente ao apoio da população que contribuí com as investigações policiais, através de denúncias anônimas”.
O secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, anuncia que serão instaladas seis placas eletrônicas de velocidade. “Elas terão caráter educativo e servem para que a própria população fiscalize os motoristas. As operações de segurança em Toledo continuarão acontecendo de forma integrada para retirar do trânsito pessoas não-habilitadas e veículos impróprios para circular pelas ruas”.
Da redação com informações da Assessoria