Em uma conquista histórica, o Município de Toledo obteve, pela primeira vez, nesta terça-feira (12), o título geral do 18º Jogos de Integração do Idoso (JIIDOs). Promovida pela Secretaria de Estado do Esporte (Sees), a competição realizada nas cidades de Pontal do Paraná (série prata) e Guaratuba (série ouro) teve início na última sexta-feira (8) e reuniu 1.500 atletas.
Toledo enviou uma delegação de 47 atletas, que disputaram 10 modalidades: basquetebol relógio, dominó, dama, handebol por zona, peteca, tênis de mesa, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro e xadrez-relâmpago. No somatório, a Capital Paranaense do Agronegócio obteve quatro medalhas de ouro e quatro de prata, somando 122 pontos, à frente dos demais 39 municípios participantes.
No naipe feminino, os títulos vieram no handebol, no vôlei de praia e no basquete relógio. Já no masculino, o único ouro foi no vôlei câmbio, modalidade em que a equipe feminina conquistou a prata. Outros quatro vice-campeonatos foram alcançados pelos homens, no vôlei de praia, no vôlei no escuro 70+, no basquete relógio e na peteca. A equipe de tênis de mesa também mostrou um bom desempenho, terminando em 6º lugar na classificação geral.
Este resultado inédito marca uma evolução significativa de Toledo nos JIIDOs, após o município terminar em terceiro lugar nas duas edições anteriores. Desde que passou a participar da competição em 2021, o desempenho toledano vem crescendo, resultado que coincide com a criação do Centro de Treinamento de Idosos (CTI), no câmpus 2 da Universidade Paranaense (Unipar), que é parceira da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) na iniciativa. No CTI, os atletas contam com uma estrutura completa de treinamento e supervisão dos técnicos Joice Lopes, Augusto Seberino e Adenilson de Faria.
Titular da Smel, Eudes Luiz Dallanol, entende que este título marca o encerramento de um ciclo de quatro anos, que coroa o trabalho coletivo de atletas, técnicos e colaboradores. “Este feito não é apenas um marco para a cidade, mas também inspira a continuidade de projetos voltados ao esporte e à inclusão de idosos em práticas que fortalecem o fortalecimento de vínculos, a promoção da saúde e a vitalidade dessa população”, pontua.