1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Plano vai sugerir investimentos em turismo

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná (Adeturoeste), em conjunto com as prefeituras, Sebrae, Emater, cooperativas de artesanato, entre outros representantes, vai elaborar uma proposta para o desenvolvimento do turismo na região.

11/11/2010 - 15:26


O documento será assinado no dia 3 de dezembro, em Cascavel, com a presença de prefeitos, entre outras lideranças, e deverá reunir propostas para o desenvolvimento do turismo no Oeste, com sugestões em diversas áreas. Para a finalização do documento, representantes de entidades e do poder público estiveram reunidos, nesta semana, na Usina do Conhecimento. "Vamos reunir as informações necessárias sobre o artesanato e o turismo religioso e juntar a outras propostas já levantadas pelo município de opções de eventos gastronômicos e de turismo rural para a conclusão do documento que será assinado em Cascavel. Vamos fazer um pacto para o desenvolvimento do turismo na região", comenta Francisco de Oliveira Campos, vice-presidente da Adeturoeste.

O documento visa levantar as potencialidades e buscar parcerias para implementar ações que visem garantir o turismo na região. No trabalho feito pelo município, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, foram levantadas as principais festas gastronômicas do interior e da cidade e identificados novos possíveis pontos de exploração turística rural, que se somam a um roteiro do agronegócio, já definido pela Secretaria de Agropecuária, com diversas opções de visitas a propriedades e estabelecimentos. No levantamento de opções no interior, complementa Francisco, foi percebido que o município tem um potencial muito grande e que os investimentos para a adequação dos espaços e oferta de serviços são pequenos. “Os produtores estão muito interessados. Serão necessários pequenos investimentos para melhorar os acessos e treinamento de pessoal”, disse ele, ressaltando o interesse da administração municipal em fazer estes investimentos.

A ideia, explica, prevê a qualificação e classificação dos produtores interessados, preparando-os para receber bem os visitantes. Além disso, deverão ser dadas orientações básicas sobre investimentos mínimos necessários para adequar os espaços para receber visitantes. Definidos estes investimentos e qualificação de pessoal, através de cursos no SEBRAE e outros órgãos, as agências poderão montar roteiros turísticos de meio, um dia ou mais, dependendo da área de interesse dos grupos visitantes.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29