Img 3650

GERAL

Construindo o Futuro: “Os justos estão aqui gritando para que tenhamos uma sociedade mais justa”, diz Dalla Costa

Foi lançado na noite desta quinta-feira (11) o Projeto Construindo o Futuro, uma iniciativa do Conselho da Comunidade de Toledo com apoio do Programa Pró-Egresso da Comarca de Toledo. O Projeto tem por objetivo desenvolver ações voltadas a sensibilização dos órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de reinserir egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho através de ações para capacitação profissional dos mesmos.

12/11/2010 - 00:00


O Projeto foi apresentado pela juíza da 1ª Vara Criminal, Gabrielle Britto de Oliveira, que conta que desde junho as empresas de Toledo estão sendo visitadas para conhecerem o Projeto e firmar parcerias. “Ao todo sete empresas vão colaborar com esta iniciativa são elas: Bombel, Construtora Merano, EHE Engenharia, Prati Donaduzzi, Cidade Bela, Engenharia Rawi e Fiasul.

Inicio das atividades

O projeto ‘Construindo o Futuro’ lançado na noite desta quinta-feira dará inicio a suas atividades na terça-feira (16) na sua sede, no antigo prédio do Procon, na Central dos Conselhos, na rua 7 de setembro. O espaço conta com uma sala de aula destinada a palestras e cursos de capacitações. “Durante o período em que as pessoas tiveram empregadas, o projeto vai acompanhá-las. Manteremos contato para com as empresas para saber o desenvolvimento e as dificuldades destas pessoas. O projeto também vai acompanhar as famílias, pois muitos egressos voltam a praticar crimes por falta de apoio da família. Tentaremos cercar todos os problemas que levariam esta pessoa voltar a vida criminosa”, explica a juiza.

Voluntários

Todas as atividades serão desenvolvidas por profissionais voluntários e empresas parceiras. O primeiro curso é de inclusão digital, oferecido pela empresa de medicamentos Prati Donaduzzi. Os profissionais interessados em participar do projeto devem procurar o Conselho da Comunidade, no Fórum de Toledo ou manter contato pelo telefone (0xx45) 3055-4590. Também podem se dirigir até a sede do projeto ou ligar no (0xx45) 3277-2002.

Lançamento

No evento de lançamento do Projeto estiveram presentes diversos representantes da Sociedade Civil, Judiciário, Conselho da Comunidade, Unioeste, empresários e universitários.

Pronunciamentos

O promotor de Justiça, Giovani Ferri, disse que a população carcerária no país é de 482 mil presos, número equivalente a população de uma cidade como Maringá, e que, em algum momento estas pessoas precisarão ser reinseridas da sociedade, mas que o Estado não oferece condição suficiente para fazê-lo, por isso o sucesso do Projeto Construindo o Futuro depende do comprometimento da sociedade civil e dos empresários.

Para o presidente do Conselho da Comunidade, Ramassés Mascarello se o Conselho tivesse reunido com alguns empresários pudesse levantar os recursos para o Projeto diretamente com o Poder Público, mas este não era o objetivo, segundo ele, o objetivo era mobilizar e sensibilizar a sociedade para a causa.

O presidente da Acit, Eduardo Della Costa disse que uma das principais preocupações das pessoas envolvidas com o Projeto é que não houvesse nenhum erro. “Erro é possível sim, mas maior erro é não ter atitude de realizar o que vocês estão fazendo aqui. Nós precisamos estar sensível aos problemas da sociedade. Lembrando uma frase de Martin Luther King que dizia, o que lhe assustava não era o grito dos injustos, mas sim o silêncio dos inocentes. E aqui os justos não estão em silêncio. Os justos estão aqui gritando para que tenhamos uma sociedade mais justa”.

 

Acompanhe alguns dos pronunciamentos desta noite, na reportagem em vídeo.

Texto Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29