1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

ALTA COMPLEXIDADE: MP disponibiliza telefone de plantão para problemas de internamentos e cirurgias

Famílias que estão enfrentando dificuldades para internamentos ou cirurgias de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde em Toledo deverão, com base nas orientações do promotor José Roberto Moreira, procurar imediatamente o Ministério Público para formalizar a denúncia. A partir disso, o MP propõe uma ação civil que vai gerar uma liminar solicitando imediatamente o atendimento pelo SUS. Segundo ele, estes procedimentos levam de 40 a 50 minutos.

12/11/2010 - 09:08



A afirmação do promotor tem como base casos como o da toledana de 43 anos que morreu nesta madrugada num hospital em Campo Mourão depois de precisar de cirurgia de neurologia. Ela teve aneurisma cerebral e não foi atendida em Toledo porque não há credenciamento desta complexidade na cidade. Ela precisou ser encaminhada para uma Central de Leitos e a demora no atendimento pode ter influenciado no agravamento do quadro. “Casos como este estão cada vez mais frequentes em Toledo e estamos adotando medidas como esta sempre, porém, não sabíamos deste caso, a família não nos procurou, mas vou procurá-los para saber o que aconteceu, o que pedimos à população é que ao acontecer situações como esta, independente do dia e do horário que procurem o Ministério Público”, alerta o promotor.
Para isso, existe um telefone de plantão, disponível sete dias na semana, durante 24 horas por dia. O número é o (45) 9979-6667. “Cada semana um promotor fica com este telefone, mas todos têm o mesmo procedimento, todos sabem os problemas que estamos enfrentando”, afirmou Moreira. “O importante é as famílias não esperarem pelo internamento nem pelas vagas da Central de Leitos, a orientação é para que nos procurem o mais rápido possível para que não seja tarde. Para evitar demoras nem tentamos as negociações com os hospitais e o Estado, geralmente o juízes têm deferido favoravelmente em todas as liminares”, destacou.

 

Por Juliet Manfrin
 

Sem nome %281144 x 250 px%29