Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Farmácias devem reter receituários com prescrição de antibióticos

A partir do dia de 28 de novembro deste ano, todo antibiótico será remédio controlado e, logo as Farmácias deverão reter os receituários e a partir de março de 2011, estes medicamentos devem estar escriturados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa.

13/11/2010 - 09:59


A coordenadora de vigilância sanitária de Toledo, Luciane Raquel Gromowski Alcará, lembra que a receita médica tem validade por dez dias. Passado este período, o farmacêutico não deve mais vender o medicamento. O paciente deve fazer uma nova consulta para reavaliar a necessidade de manter o suspender a medicação. “O principa objetivo destas alterações no sistema é o controle da automedicação. Às vezes, a pessoa acorda com uma dor ou infecção e toma um determinado antibiótico, dois dias após está melhor e abandona o medicamento. O uso frequente do medicamento gera resistência perante outra bactéria ou vírus. Por isso, o controle da automedicação dos antibióticos”, explica.

Punição

Conforme Luciane, a partir do dia 28 deste mês, a vigilância de Toledo vai fiscalizar as farmácias do Município e, as que cometerem infrações podem ser punidas. “Um processo administrativo será aberto e o estabelecimento pode receber uma infração com multa ou interdição do local”, informa.

Super Bactéria

O surgimento da superbactéria tem preocupado autoridades de saúde. De acordo com Luciane, as primeiras informações são que sua resistência está relacionada a automedicação de antibióticos. Quando o paciente adquire a superbactéria há uma dificuldade para tratá-lo, pois há uma resistência aos medicamentos.

Profissionais de saúde e vigilância sanitária estão se preparando para adequações as medidas de segurança. “Uma enfermeira de cada regional de saúde do Paraná está participando de um curso de mudanças de esterilização em hospitais e clínicas de procedimentos, porque estes ambientes são suscetíveis aos vírus e bactérias pesadas”, comenta.

O curso é dividido em três módulos, o último é realizado no mês de dezembro. Os encontros acontecem em Curitiba. Luciane diz que o curso ao ser finalizado, a enfermeira que representou a 20ª Regional de Saúde de Toledo vai se reunir com profissionais de hospitais e clínicas de procedimentos para repassar o conhecimento. Na oportunidade, serão elaboradas normas e rotinas que deverão ser mudadas nestes ambientes, principalmente a questão de esterilização de materiais e a higienização das mãos que agora terá uma medida diferente. No site da Secretaria de Estado de Saúde está disponível o novo manual de como higienizar as mãos, que deve ser realizada em cinco momentos. “Os profissionais devem cuidar atentamente a higienização das mãos. Por exemplo, a enfermeira ao sair do centro cirúrgico deve higienizar as mãos corretamente, pois após vai atender os leitos normais”, salienta Luciane.

A vigilância sanitária pede aos profissionais de saúde cuidado no uso do jaleco. Os profissionais devem usar o jaleco estritamente no trabalho, ou seja, não devem sair do hospital e ir a uma lanchonete ou vice-versa, pois este profissional vai carregar vírus ou bactérias destes dois ambientes.

A coordenadora de vigilância sanitária de Toledo, Luciane Raquel Gromowski Alcará, recomenda que a população fique atenta as condições de higienização, como lavar as mãos com frequência, verificar se o alimento está bem limpo, entre outros. “O higienizar as mãos é uma arma que tivemos contra o vírus H1N1 e ela serve para todo e qualquer emergência que viermos a passar. A população precisa praticar estes cuidados básicos”, finaliza.

 

 

 

Texto Graciela Souza e Selma Becker 

Acompanhe entrevista completa em vídeo

 

 

 Lista dos antimicrobianos registrados na Anvisa

(Não se aplica aos antimicrobianos de uso exclusivo hospitalar)

 

Ácido nalidíxico

Ácido pipemídico

Amicacina

Amoxicilina

Ampicilina

Axetilcefuroxima

Azitromicina

Aztreonam

Carbenicilina

Cefaclor

Cefadroxil

Cefalexina

Cefalotina

Cefazolina

Cefoperozona

Cefotaxima

Cefoxitina

Ceftadizima

Ceftriaxona

Cefuroxima

Ciprofloxacina

Claritromicina

Clindamicina

Cloranfenicol

Daptomicina

Dicloxacilina

Difenilsulfona

Diidroestreptomicina

Doripenem

Doxiciclina

Eritromicina

Ertapenem

Espectinomicina

Espiramicina

Estreptomicina

Etionamida

Fenilazodiaminopiridina

5-fluorocitosina

Fosfomicina

Talilsulfatiazol

Gemifloxacino

Gentamicina

Griseofulvina

Imipenem

Isoniazida

Levofloxacina

Linezolida

Lincomicina

Lomefloxacina

Mandelamina

Meropenem

Metampicilina

Metronidazol

Minociclina

Miocamicina

Moxifloxacino

Neomicina

Nistatina

Nitrofurantoína

Norfloxacina

Ofloxacina

Oxacilina

Oxitetraciclina

Pefloxacina

Penicilina G

Penicilina V

Piperacilina

Pirazinamida

Rifamicina

Rifampicina

Rosoxacina

Sulfadiazina

Sulfadoxina

Sulfaguanidina

Sulfamerazina

Roxitromicina

Sulfametizol

Sulfametoxazol

Sulfametoxipiridazina

Sulfatiazol

Sulfona

Teicoplanina

Tetraciclina

Tianfenicol

Tigeciclina

Tirotricina

Tobramicina

Trimetoprima

Vancomicina

 

Ácido clavulânico

 


 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29