Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Circo da Alegria: a magia em transformar vidas em Toledo e no Brasil

A história do projeto social será contada em um documentário 
15/03/2025 - 20:07
Por Assessoria


A magia do circo é um espetáculo que transcende gerações, encanta crianças e adultos de todas as faixas etárias. Em um mundo mágico, a criança, o adolescente ou o adulto tornam-se artistas. São talentos que desempenham movimentos incríveis e transportam o público para um lugar de sonhos.
O Circo da Alegria é um exemplo. O projeto - que nasceu em 1992, na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa - leva a alegria, o entusiasmo e a persistência para a comunidade.
Em 2025, o acervo deste projeto artístico cultural de Toledo será ampliado. As jornalistas Rosselane Giordani, Selmar Becker Alves e Graciela Alves Souza foram contempladas com o apoio financeiro ao projeto cultural “Vai, vai ter alegria... vai, vai ter esperança”, conforme o edital de chamamento público nº 008/2024, da Lei Paulo Gustavo, em apoio às produções audiovisuais.
“Vai, vai ter alegria... vai, vai ter esperança” é um documentário, que está em execução e será finalizado nos próximos meses. Uma das idealizadoras do documentário Rosselane Giordani revela que o projeto nasce a partir da vontade e do desejo em valorizar e dar mais visibilidade ao Circo da Alegria. “O documentário traz histórias da trajetória de cada pessoa que cresceu, fez e faz parte desse maravilhoso projeto artístico cultural”. Rosselane salienta que o Circo da Alegria impacta vidas de Toledo e do estado do Paraná. Com relação a circo social, o projeto é considerado referência no Brasil.
 
RELEVANTE - As gravações do documentário “Vai, vai ter alegria... vai, vai ter esperança” iniciaram em setembro de 2024 durante a Mostra de Circo, realizada pelo Circo da Alegria. Imagens de bastidores e da coxia dos artistas, das crianças e das famílias foram captadas. Entrevistas com quem faz parte, vive e trabalha com circo e acompanhou a construção do Festival já foram realizadas.
A agente cultural Rosselane explica que este momento foi importante, pois ele é o encontro de artistas e apaixonados pelo circo de Toledo e de outras cidades. “Sempre busquei ter um ‘olhar’ do impacto que tem a trajetória da cultura em Toledo. O Circo da Alegria possui relevância para a cultura, para o social e também para a educação em todo o território”.
Rosselane sempre teve o desejo de contar a história do Circo da Alegria. “Enquanto estive como secretária de Cultura, sempre dialoguei e comentava sobre a necessidade em dar visibilidade aos personagens que construíram o Circo da Alegria. Então, eu e as jornalistas Selmar e Graciela pleiteamos recursos para a produção deste documentário”.
 
RECONHECIMENTO – A partir disso, as atividades iniciaram. Na pré-produção, a equipe realizou etapas da pesquisa documental, analisou material de acervo do Circo da Alegria, como imagens, recortes de jornais e realizou definições com integrantes do Circo da Alegria Dado Guerra na coordenação-geral e Paula Bombonatto como instrutora e coordenadora pedagógica. “A escolha de cada personagem foi uma construção coletiva. Definimos pessoas que passaram pelo projeto e têm sua história intimamente ligada, assim como pesquisadores que acompanham o projeto ou pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo circo”, afirma Rosselane ao acrescentar que a formação artística e humana dentro do Circo da Alegria possibilita um olhar diferenciado e mercado artístico cultural na cidade.
Em setembro de 2024 iniciou a fase de captação. O documentário “Vai, vai ter alegria... vai, vai ter esperança” dará mais visibilidade ao projeto Circo da Alegria. “Desejamos as autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais reconheçam a importância deste projeto e fiquem encantadas com as apresentações. Que a sociedade, em si, compreenda a beleza da Mostra e do Festival, que acontece anualmente em Toledo”.
Rosselane pondera que muitas crianças viajaram e conheceram o maior grupo de circo, trata-se de Soleil. “As crianças vivenciaram experiências únicas. O Circo da Alegria é mais que um espetáculo; ele transformou vidas de muitas pessoas em mais de três décadas”.
 
LANÇAMENTO - O documentário “Vai, vai ter alegria... vai, vai ter esperança” será exibido no final do primeiro semestre de 2025, em Toledo. Rosselane conta que o documentário será exibido para as famílias dos artistas. “A classificação será livre. A história do Circo da Alegria será apresentada para as crianças, adultos e a melhor idade”.
A agente cultural pontua que a exibição do documentário acontecerá em diversos espaços culturais, universidade, cinema e no canal do Youtube. “Desejamos que o projeto Circo da Alegria seja conhecido e reconhecido por toda a comunidade de Toledo. A população está habituada em assistir os espetáculos, mas não conhecem as histórias ou os bastidores. A comunidade vai conhecer os desafios em produzir um espetáculo e o quanto é maravilhoso esse projeto. O Circo da Alegria foi e é importante para muitas famílias”.
Segundo Rosselane, ela e as jornalistas pretendem participar de festivais com o documentário. “Desejamos que ele ultrapasse fronteiras e mais pessoas e instituições conheçam esse maravilhoso projeto cultural”.
O documentário encaminha-se para a etapa de finalização de entrevistas. “A expectativa é grande e assistir o documentário será olhar por trás das cortinas e perceber que grandeza vai além do espetáculo”, finaliza a jornalista Rosselane.
 
 

Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico*

O Circo da Alegria, projeto que oferece há mais de 30 anos atividades circenses a crianças e adolescentes que moram na região do Jardim Europa em parceria com a Escola Municipal Anita Garibaldi, é um patrimônio histórico, cultural e artístico de Toledo. O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Toledo (CMPCT) deliberou parecer da Câmara Técnica por unanimidade o tombamento. Na época, a secretária da Cultura e conselheira do CMPCT, Rosselane Giordani disse que esta é uma grande conquista e um reconhecimento histórico da importância e do impacto social e cultural que o projeto do Circo da Alegria tem para a história da cultura do Município de Toledo. “É preciso salientar que a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura] e o Ministério da Cultura entendem como patrimônio cultural imaterial todas as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas somados aos instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhe são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. A história de contribuição tanto no aspecto social quanto no cultural do Circo da Alegria através de gerações ao longo desses 30 anos de projeto reafirmam e projetam como um bem cultural da nossa cidade”. Atualmente, o Circo da Alegria tem Dado Guerra na coordenação-geral e Paula Bombonatto como instrutora e coordenadora pedagógica – os professores são marido e filha, respectivamente, da fundadora do grupo, Tânia Piazzetta.
 
*Fonte: Prefeitura de Toledo
Sem nome %281144 x 250 px%29