Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Formandos da Unati apresentam pesquisa que conta a memória dos bairros de Toledo

Nesta quinta-feira (18), alunos da quarta turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, apresentaram o resultado da pesquisa sobre a memória dos bairros de Toledo.

18/11/2010 - 20:12


As atividades no Movimento Ativo no Bairro - MAB iniciaram no ano de 2004, com o objetivo de desenvolver e incentivar a pesquisa nos adultos e idosos que participam da Unati. Os alunos realizam atividades na Unati durante dois anos e nos últimos seis meses desenvolvem uma pesquisa. O MAB é dividido em três momentos. Na primeira etapa, os alunos trazem informações já conhecida por eles, como fotos, documentos sobre o Município e depoimentos orais de vivência deles em Toledo.

Na segunda etapa do trabalho, segundo Roseli, os participantes pesquisam a história dos bairros onde residem e depois realizam a pesquisa junto a instituições sociais. Eles levantam toda história de funcionamento daquela entidade como prestadora de serviço da comunidade.

Roseli relata que em um momento da pesquisa um representante do Poder Público é convidado a contar a história oficial, pois a pesquisa tem também como objetivo fornecer dados para os alunos conhecerem o espaço geográfico onde estão inseridos. “O que acrescentamos a isto são as histórias e experiências individuais de cada um”, salienta.

Diagnóstico

A coordenadora comenta que as pesquisas desenvolvidas pelos alunos da Unati reúnem um vasto material de pesquisa sobre Toledo, como o desenvolvimento dos bairros pesquisados, origem dos moradores e quantidade de pessoas. “Outros dados interessantes coletados pelos alunos foram: a elevada migração de um bairro para o outro, qual possui a melhor qualidade de vida e melhores recursos. Pretendemos contribuir para contarmos a história de Toledo”, enfatiza.

Unati

A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) é realizada nos campus de Toledo e Foz do Iguaçu. Desde a sua criação já foram atendidos em torno de 150 pessoas, entre adultos e idosos. Podem participaram do Programa pessoas acima de 55 anos.

Sem nome %281144 x 250 px%29