Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Prazo para famílias participarem de levantamento da Smed segue até terça (30)

Recenseamento, que deve ser feito na escola mais próxima de casa, tem o objetivo de ajudar Secretaria Municipal da Educação no planejamento do ano letivo 2026
26/09/2025 - 16:50
Por Assessoria


A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) alerta que termina na próxima terça-feira (30) o prazo para participação no Recenseamento Escolar 2026, levantamento essencial para a pasta organizar a demanda de vagas na rede municipal no próximo ano letivo. Devem ser inscritas crianças nascidas entre 1º de abril de 2021 e 31 de março de 2022, além daquelas, de qualquer idade, que ainda não frequentam a rede municipal de ensino, mas que os pais ou responsáveis pretendem matricular em 2026. 

O atendimento pode ser feito em qualquer escola do município, com a recomendação de procurar a unidade mais próxima da residência. No caso de interessados em turmas de período integral, é necessário comparecer a um dos estabelecimentos que ofertam essa modalidade. 

Durante o procedimento, os responsáveis devem informar a série e o turno desejados, apresentar um número de telefone para contato e entregar cópias do documento pessoal, do comprovante de residência e da certidão de nascimento da criança. A Smed ressalta que o recenseamento não equivale à matrícula nem garante vaga em uma escola ou turno específico, mas é etapa indispensável para assegurar o acesso de todas as crianças à rede pública.

A secretária da Educação, Janice Salvador, ressalta que o recenseamento é fundamental para que a pasta consiga planejar o próximo ano letivo, prevendo a quantidade de turmas, os espaços físicos necessários e a contratação de profissionais. “Sem essa organização prévia, a qualidade do atendimento em toda a rede fica comprometida, pois não conseguimos ter clareza de quantas crianças nós vamos ter para o infantil 4 ou para o tempo integral”, comenta. “A comunidade precisa entender que este momento exige o esforço de ir até a escola e fazer o recenseamento, mas isso significa ajudar a Secretaria da Educação a atender melhor a toda a população”, acrescenta.

Ela lembra que o levantamento permite avaliar a capacidade das 36 escolas municipais, levando em conta as diferenças entre cada comunidade e o crescimento dos bairros e distritos. “Com esse recenseamento, a Secretaria da Educação consegue olhar para cada unidade de acordo com a capacidade física que existe”, explica. “Sem essa informação, fica muito difícil nós conseguirmos um planejamento que seja adequado a cada comunidade”, observa.

Janice reconhece que a adesão ao levantamento ainda está abaixo do esperado, mesmo após ampla divulgação em escolas, centros municipais de educação infantil (Cmeis), igrejas e associações de moradores. “Conhecer desde já o tamanho real da demanda é a única maneira de evitar problemas de atendimento no início do próximo ano. Se a demanda aparecer só no início de 2026, vai ser muito mais difícil conseguirmos nos organizar”, alerta. “O benefício é para as crianças, mas para que isso aconteça, precisamos desse compromisso das famílias em trazer a informação e fazer a solicitação para a secretaria da escola mais próxima”, reforça.

Anuncio gene 2