Nos centros de revitalização, os idosos realizam atividades físicas, participam de cursos de alfabetização e de artesanato, danças, jogos, recebem orientações sobre saúde, aulas de hidroginástica, fisioterapia, hidroterapia, natação, entre outras atividades. No Certi do Jardim Coopagro funciona também um telecentro, aberto à comunidade, que visa promover a inclusão digital. A estrutura é utilizada pela comunidade em geral e também pelos idosos, que acessam a internet em busca de notícias, jogos e também para contato principalmente com os netos, através de emails.
Os Certis atendem pessoas com mais de 60 anos de idade. A partir dos 50, dependendo da disponibilidade de vagas, também são aceitos. O atendimento é gratuito, explica a coordenadora do Certi do Coopagro, Santina Ansolin Campos. Para o próximo ano, acrescenta ela, a prefeitura pretende desenvolver um projeto de busca ativa dos idosos, trazendo aquelas pessoas que estão isoladas em casa, não conhecem ainda a estrutura e não tem condições próprias para o deslocamento. ”Queremos também trazer estas pessoas, para que elas tenham a oportunidade de participar das atividades, se entrosar com os demais integrantes do projeto e ter mais qualidade de vida”, reforça Santina. Hoje, os que participam deslocam-se por conta própria ou são trazidos por familiares, mas nem todos tem esta condição, razão pela qual a prefeitura quer desenvolver um projeto de busca ativa.
“Tem muitos idosos que vivem sozinhos, os filhos casaram, os netos estão longe. Os Certis têm justamente este objetivo de acolher os idosos, incentivar o surgimento de novas amizades, promover uma integração maior entre os idosos e proporcionar a eles um envelhecer com mais alegria e qualidade de vida”, acrescenta. Segundo ela, as mudanças na vida dos participantes são visíveis, com a redução dos atendimentos médicos e mais alegria de viver.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Certis entram em recesso e voltam em janeiro
Os Centros de Revitalização da Terceira Idade de Toledo, localizados no Jardim Coopagro e na Vila Pioneiro, que atendem cerca de duas mil pessoas, iniciaram nesta semana um período de férias coletivas, visando o descanso dos funcionários e a manutenção das estruturas, para a retomada das atividades no dia 25 de janeiro do próximo ano.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 2Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 3US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 4Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 5Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional