1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Produtores finalizam colheita de maçã

Os produtores de Toledo que fazem parte do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura estão finalizando a colheita de maçã. Ao todo são 18 produtores rurais que enfrentaram neste ano adversidades climáticas e tiveram prejuízos na produção. Dos 18 produtores cadastrados no município, apenas três não tiveram seus pomares atingidos.

20/12/2011 - 16:33


Os demais foram prejudicados e com grande intensidade, segundo explica o técnico Laudemir Faez, que assessora o grupo. “Cerca de 70 por cento da produção foi perdida em função do granizo. A estimativa era colher neste ano aproximadamente de 40 toneladas”, informa ele. No começo do próximo ano, depois de concluída a colheita, ele deve fazer um levantamento total do volume colhido.
A comercialização do que restou da produção está sendo feita em supermercados locais, diretamente ao consumidor e através do programa Compra Direta. A cozinha social está recebendo e estocando em câmara fria parte da produção para atender os restaurantes populares, no retorno às atividades, no começo do próximo ano.
A colheita de uva também já começou e deverá estender-se até meados de janeiro em Toledo. A produção de uva igualmente foi afetada pelo granizo. A expectativa era de colher cerca de 150 toneladas, o que não deverá se concretizar.
Segundo o secretário da Agropecuária e Abastecimento de Toledo, Eloir Pape, as chuvas intensas e o granizo causaram prejuízos tanto para a cultura de maçã como de uva. “As últimas chuvas, com granizo, prejudicaram a produção, com perdas de mais de 50%. Nossa expectativa é de uma redução expressiva nas duas culturas”.
Embora o resultado não tenha sido bom para muitos fruticultores, Walace Aredes de Miranda, também produtor da região, está satisfeito com a sua safra. “Muitos produtores tiveram perdas com chuva e granizo. Minha produção não chegou a ser afetada ao ponto de perdê-la. Nessa safra esperamos colher quase 100%”, conta o produtor, que em menos de semana comercializou 700 quilos de uva.
Wallace é produtor de uva há cinco anos e de maçã há três. Ele comercializa as frutas na comunidade e considera a fruticultura um hobby. O antigo campo de futebol se transformou num moderno parreiral pela forma e estrutura do cultivo e manejo da uva. “São 600 pés de uvas e 40 pés de maçã, que deverão render quase três toneladas no final da colheita. “Trabalhar com esses cultivos é um passatempo e uma terapia. Acompanhar toda a produção se tornou um hobby”, diz.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29