1144x150 %284%29

Escola de idiomas incentiva ação de solidariedade em prol de Mell Silvestre

Neste ano, a Casa de Notícias apresentou aos leitores história da pequena Mell Silvestre Vidal. A garotinha de apenas 9 anos que possui uma enfermidade rara chamada atrofia muscular espinhal progressiva. Nem mesmo esta doença tira o sorriso de Mell e nem a impede de sonhar. Relembrando Raul Seixas “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. E foi esta a realidade que a proprietária da Escola Planeta Idiomas, Juciane Wunsch, decidiu buscar juntamente com os alunos e os colegas.

21/12/2011 - 21:01


Juciane conheceu a história da Mell ao ler a primeira matéria publicada ainda em abril. Daquele dia para cá, ela decidiu ajudar a garotinha. A arrecadação da Campanha de Páscoa foi repassada a ela e a sua avó. Além que, anualmente, a empresa soma recursos no final do ano e procura auxiliar alguma entidade. No entanto, em 2011, a direção decidiu fazer a campanha em prol da Mell. Uma rifa de uma cesta de chocolates da Cacau Show foi vendida pelos alunos da Escola. Cada aluno foi convidado a vender em média 15 números. O resultado foi uma arrecadação de R$ 2.150 mil entregue na tarde de terça-feira (20) a avó Francisca e a pequena Mell.
A diretora Juciane, do Planeta Idiomas, explicou que há 11 anos a empresa faz uma campanha de páscoa e de natal. Segundo Juciane, o objetivo é conscientizar os alunos da importância de saber dividir. “Quando soube da história da Mell fizemos a Campanha de Páscoa e o valor foi repassado a menina e a família. Na Campanha de Natal, nós sabíamos que ela estava passando por dificuldades e realizamos a campanha para ela. Acredito que a nossa escola não deve ensinar somente o inglês, mas ensinar a dividir, a ajudar, a dedicar um pouco do nosso tempo para o outro. É muito gratificante perceber a participação de todos”.
Ela comentou que os pequenos se empenharam bastante na venda dos números. “Quando eles conheceram a história da Mell, eles queriam ajudar e falavam dela como se já a conhecessem há tempo. Alguns pais contaram que o seu filho foi de casa em casa para vender os 15 números e ajudar a Mell, que é uma menina linda e que tem sonhos lindos. Este montante que ela vai receber tem um pouco de cada aluno. E, por isso, hoje várias pessoas conhecem a história da Mell”.
Uma aluna não se dispôs a vender os números, porque segundo ela é péssima para isso. Entretanto, ela colaborou com R$ 500. Joselia Manfio estuda no Planeta Idiomas há vários anos e acompanha o trabalho promovido por Juciane para ajudar a alguém. “Ela comentou comigo sobre a história da Mell e me sensibilizou bastante até porque eu sou mãe e sempre choca quando tem uma doença grave que envolve uma criança, principalmente uma criança tão inteligente e cheia de vida. Não tem como não se emocionar com a história da Mell”.
Joselia considera a iniciativa do Planeta Idiomas importante. “As pessoas deveriam se ajudar. Às vezes esperamos que alguém faça algo para quem precisa, mas acredito que nós – se temos condições de ajudar – devemos fazer algo por nosso semelhante. É um grande trabalho. Quem pode ajuda com trabalho, com dinheiro ou até motivando as outras pessoas. Acho que quem pode deve fazer alguma coisa”.
Realização de sonhos
A pequena Mell agradeceu a todos que colaboraram na venda da rifa e informou que este dinheiro será utilizado para realizar o sonho de voltar a andar. “Ele irá custear parte do meu tratamento”.
A Campanha para a Mell iniciou em outubro, antes do Ministério Público firmar um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) a favor da criança.
Em nota a avó, Francisca declarou que:
“Eu Francisca Silvestre vó da Mell Silvestre gostaria de deixar bem claro que essa demanda em relação ao caso da Mell está caminhando, mas ainda falta muito pra ser alcançado. A Mell a partir de agora será acompanhada por um pneumologista, uma nutricionista, um neuro, mas na verdade o ideal seria um neuropediatra. Falta ainda o ortopedista para fazer a correção do desvio da coluna, que já é consequência da falta de tratamento adequado. Em relação à fisioterapia, não está sendo feito exatamente o que foi indicado pela médica especialista. Em relação às atividades na piscina, nada está sendo feito, mas vou pagar particular essa atividade a partir do próximo mês, pois é muito importante pra ela essa atividade, já que dentro da piscina, Mell faz tudo o que não consegue aqui fora, além de que essas atividades previnem doenças cardio respiratórias. Quanto à ecoterapia, continuamos indo até o ponto de ônibus mais próximo e fazendo o resto do trajeto à pé e na maioria das vezes voltando à pé pra casa, pois o transporte a prefeitura não faz mesmo e a empresa de ônibus também se recusa a ir até lá. Mas é uma luta diária e as consequências de falta de tratamento são bem visíveis e pra reverter esse quadro é com certeza bem mais difícil e demorado, mas não podemos desistir pois a Mell é a própria esperança e alegria de viver. Quero agradecer particularmente à Planeta Idiomas (Juciane) por ter promovido essa ação entre amigos em prol da Mell e a todos os envolvidos direta e indiretamente com a causa da Mell. Desejo a todos um feliz Natal e o próximo ano exitoso para todos”.
Texto Graciela Souza
Reportagem Selma Becker

 

Sem nome %281144 x 250 px%29