Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeito apresenta proposta da implantação do parque tecnológico às universidades e faculdade de Toledo

Os diretores das faculdades e universidades de Toledo estiveram reunidos com o prefeito, José Carlos Schiavinato, nesta semana, para discutir o andamento da implantação do parque tecnológico no município. A proposta já havia sido apresentada diretamente a cada instituição de ensino superior.

22/12/2011 - 18:55


Agora a convocação de todas, para se pensar num programa comum, recebendo o apoio para implantação das incubadoras e o parque tecnológico. Estiveram reunidos com o prefeito o assessor de Governo, Alceu Dal Bosco, assessor da Capacitação e Recursos, Luiz Alberto Cypriano; superintenderes da Faculdade Sul Brasil (Fasul); Pontifícia Universidade Católica (PUC); Universidade Paranaense (Unipar); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Toledo pretende investir na área de inovação com a implantação de um parque tecnológico, estimulando o surgimento de novas empresas, pesquisas e serviços de alta tecnologia. A idéia vem sendo discutida pela administração municipal após a última visita do prefeito à Europa. Os assessores também acompanharam os parques e projetos já existentes na região Oeste do Paraná, como em Pato Branco e Cascavel.
Segundo o prefeito a implantação do parque é para que o sistema público também esteja à frente das inovações tecnológicas, gerando emprego, renda e surgimento de novas empresas. Para ele é importante a parceira entre o poder público, privado e universidades e faculdades do município. “As instituições de ensino superior dão sustentabilidade das idéias. Precisamos do apoio e participação destes setores. A prefeitura irá disponibilizar os recursos, terrenos para construção do parque e o apoio financeiro”.
De acordo com o assessor de Capacitação de Recursos de Toledo, a partir das visitas às incubadoras e parques tecnológicos da região Oeste, ficou clara a importância da participação das faculdades e universidades. “Nas experiências dos projetos da região e no exterior as instituições de ensino superior tem um importante papel, como fomentadoras de pesquisas, desenvolvimento e propulsoras de idéias. Entendemos que incubação de idéias e inovações acontecem dentro das universidades e faculdades. Os alunos e os professores estão trabalhando com uma tecnologia, com os estudos feitos nas instituições”, explica Cypriano, destacando esses estudos, como os trabalhos de conclusão de curso, tese de mestrado e doutorado. Para ele, a partir destes trabalhos podem surgir novos produtos. “A proposta é casar essa idéia com os empresários, que detém o capital, de uma forma que eles apóiem essas iniciativas dentro das universidades, fomentando novos negócios, o desenvolvimento e novas empresas”.
Além de gerar empregos, desenvolvimento tecnológico, haverá também o aumento na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Sobre Serviços (ISS), sobretudo alavancar empregos e gerar renda.
Durante a reunião os diretores defenderam a proposta de forma positiva. Destacando a parceria entre as instituições e o poder público.
Conforme Cypriano, o próximo passo será desenvolver o projeto, formatar a idéia e colocá-la no papel. “Agora que obtivemos a resposta e aceitação das universidades e faculdade, de forma positiva, vamos colocar o projeto no papel e no final de janeiro apresentar a idéia efetivamente às instituições”.

Incubadora de ideias
A incubadora de ideias tem como objetivo apoiar aqueles que pretendam desenvolver um negócio ou produto inovador. A incubadora é um espaço onde são estudados e apresentados os meios para que possa formalizar uma idéia, realizando um projeto concreto, que numa fase posterior poderá dar origem à uma empresa ou à comercialização desta inovação.
Segundo o assessor de Capacitação de Recursos o papel do poder público é coordenar as ações. “Não queremos que a administração municipal seja o gestor da idéia, o poder público será um agente fomentador da ação”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29