1144x150 %284%29

GERAL

Lazinski analisa condições de dezembro e as tendências para janeiro

As precipitações ocorridas no mês de dezembro seguiram o mesmo comportamento observado em novembro, ou seja, chuvas abaixo da média e com distribuição muito irregular em todo o Paraná. As poucas chuvas ocorridas no Estado ao longo de dezembro foram provocadas pela passagem das frentes frias que se deslocaram pela Região Sul do Brasil, porém com fraca atividade. O menor volume de precipitação observado nestes últimos dois meses, provocou uma diminuição significativa da umidade no solo na maior parte do Estado, principalmente nas áreas produtoras de grãos.

23/12/2011 - 14:00


Esta deficiência hídrica no solo já começa a comprometer o bom desenvolvimento de algumas lavouras, principalmente nas áreas mais ao norte e oeste do Paraná. Além do Paraná, as lavouras do sul do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte do Paraguai e Argentina, vem sofrendo com as consequências da estiagem.

Temperaturas
As temperaturas observadas ficaram um pouco acima da média em todo o estado, porém apresentaram dois períodos distintos. Os primeiros dez dias do mês do mês foram marcados por temperaturas abaixo da média, devido a presença de massas de ar frio, que predominaram sobre a Região Sul do Brasil. Após a passagem das massas de ar mais frias, uma massa de ar mais quente e seca passou a influenciar o clima no estado, elevando as temperaturas, com máximas observadas próximo aos 40°C em algumas áreas do estado e deixando o clima mais seco a partir de meados de dezembro.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29