Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Comunidade deve ser parceira no combate a dengue

Durante o verão, a preocupação com a dengue aumenta em todas as cidades. Por isso, é muito importante que as pessoas não se esqueçam de verificar os lugares de suas casas que podem acumular água. Nenhum caso suspeito foi registrado em Toledo nos últimos dias, mas o índice de infestação do mosquito ainda é grande.

26/12/2011 - 17:30


Segundo o coordenador do Setor de Combate a Dengue, Selídio José Schimidt, as famílias que vão sair de férias nesse período devem ficar atentas: “Antes de sair é preciso olhar o quintal e ter a certeza de que as possibilidades de reprodução do mosquito foram descartadas”.
Ele ressalta que muitas pessoas ainda não possuem hábitos simples como, por exemplo, lavar os potes dos animais de estimação com água e sabão. “São pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença e evitar que uma cidade inteira sofra com uma epidemia”, destaca.
Outro problema, segundo o coordenador, é o lixo jogado em local indevido. “Temos na cidade ótimos programas de reciclagem e não existe motivo para que esses materiais sejam descartados em qualquer local, gerando novos nascedouros para o mosquito transmissor”, esclarece.
Selídio lembra que no verão geralmente ocorrem chuvas rápidas, mas que isso pode agravar a situação. “A vigilância tem que ser o ano todo por causa dos criadouros que, quando as temperaturas estão mais elevadas, contribuem para a ocorrência de novos casos”, lembra. As equipes de combate às endemias estão nas ruas para orientar a comunidade. “É importante lembrar que cuidar dos quintais e das empresas não compete aos agentes. A nossa missão é levar a informação ao cidadão e esperar que a sociedade possa também fazer sua parte”, enfatiza.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29