Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Centros de Revitalização da Terceira Idade voltam a funcionar em fevereiro

No primeiro dia do mês de fevereiro os idosos que frequentam as duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), voltam as suas atividades normais. O espaço entrou em recesso no início de dezembro. Os idosos que ainda não são atendidos no espaço devem levar os documentos e fazer a inscrição no retorno das atividades.

27/12/2011 - 15:00


A Secretária de Assistência Social, Iris Damian Scuzziato, o trabalho realizado durante 2.011 foi excepcional. “As duas unidades permaneceram repletas de pessoas e serviços o tempo todo. Os atendimentos a saúde, atividades que melhoram a qualidade de vida e muitas outras atividades ajudaram muitos idosos a prevenir ou resolver seus principais dilemas”, completa.
Iris conta que os grupos de idosos que frequentam os espaços fizeram 15 viagens durante o ano, sempre de forma alternada para que todos fossem contemplados. “Um ônibus especial para o transporte de idosos fica sempre a disposição. Além disso, o grupo recebe uma ajuda de custo para pagar os pequenos gastos durante a viagem”, relata, informando que uma enfermeira e um guia turístico acompanha sempre o grupo.
“O ônibus também serve para que os moradores do interior do município possam usufruir as atividades oferecidas nos Centros”, relata Iris reafirmando a importância da integração de todos os idosos em um local especialmente construído para eles.
A secretária conta que a prefeitura, através de licitação, contratou uma banda para animar os bailes promovidos nos Certis. “Foram onze bailes esse ano. A terceira idade é muito animada e os bailes são essenciais para a diversão e para a saúde mental de todos eles”, descreve.
Um passo importante, segundo Iris, foi à realização da primeira Olimpíada da Terceira Idade. “Nesse evento os grupos mostram toda a sua organização e força, além de demonstrar o companheirismo e o carinho que sentem pela comunidade onde estão inseridos”, declara a secretária.
“Muitos idosos não possuem renda ou essa receita está comprometida com os medicamentos e outros gastos próprios da idade. Nesses casos fazemos acompanhamento social e procuramos oferecer para essas pessoas condições que possam garantir o sustento e a qualidade de vida”, conta Iris.
Iris argumenta que os idosos contribuem com a sociedade durante todo seu período produtivo. “No momento de descanso precisamos oportunizar para eles dignidade e respeito, através de ações que promovam e preservem toda a sua direita”, completa.

Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px