Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Pequenas reduções no consumo de energia podem gerar uma economia de até 20%

A agência de Toledo possui cerca de 50 mil consumidores, incluindo residenciais, industriais e comerciais. Na região este número aumenta para 150 mil consumidores. Diante disso, buscando conscientizar a população do uso seguro da eletricidade e a compreensão sobre a importância do combate ao desperdício de energia, a Copel possui um veículo chamado “Van da Eficiência Energética”. Anualmente, os técnicos visitam com a van as escolas dos Municípios da região Oeste. Contudo, neste e no próximo final de semana, a unidade móvel está acessível ao público na 11ª edição do Sesc Verão em Toledo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, de sexta a domingo, das 17h às 22h.

21/01/2012 - 15:47


A responsável pelos programas sociais em relação a sociedade, Rosemary Santana, explicou que a van possui em seu interior uma sequência de painéis interativos, maquetes eletrônicas e efeitos luminosos que simulam o consumo e revelam o caminho percorrido pela energia elétrica, desde a geração nas usinas até a chegada aos usuários finais. “Os técnicos vão explicar como a Copel faz a captação da energia da natureza sem defastar tanto o campo. A Copel procura os rios que menor interferem no meio ambiente, ou seja, que não prejudiquem a vida dos rios e a mata em volta, por isso, que é tão estudado o significado do que são os melhores pontos”.
Orientação
Conforme Rosemary pequenas reduções no consumo de energia podem produzir economias significativas para a população. “A Copel recomenda evitar mais de um aparelho em uma tomada; usar com moderação o ferro elétrico, a máquina de lavar e o chuveiro elétrico. Por ex. Se o consumidor ao tomar banho, ligar o chuveiro, se molhar e fechá-lo no momento em que se ensaboa é um ganho no consumo. O chuveiro é o maior vilão do consumo de energia seja no verão ou no inverno. Em segundo, estão a geladeira e o freezer. Muitas pessoas têm o hábito de abrir estes aparelhos e ficarem olhando, como se fosse uma televisão”.
A profissional salientou que se a população seguir estas orientações é possível gerar uma economia entre 15 a 20%. “Mas se cada um economizar em torno de 7 a 8%, este índice sendo analisado globalmente também é um valor significativo”.
Em síntese, de acordo com Rosemary, o principal o objetivo da empresa é mostrar de que forma a população pode gerar economia elétrica. “Se há mais economia no consumo haverá menos a necessidade de construir novas usinas. Logo, o meio ambiente segue sendo preservado. O consumo em Toledo esta equilibrado. As pessoas estão pensando na economia, não somente pelo bolso, mas também como causa para a natureza, pois muitas vezes a prejudicamos para um conforto nosso”.

Sem nome %281144 x 250 px%29