O evento acontece em Brasília, no Distrito Federal, de 12 a 15 de março.
O Dia do Idoso, como foi chamado o trabalho, foi realizado com a participação de todos os profissionais das duas equipes da UBS que atuam no atendimento das famílias residentes no bairro. Segundo o doutor Fabio Freitas, a ideia de relatar a experiência se deu pela positividade do trabalho. “Achamos que é algo que podemos levar para as outras pessoas e que valoriza o trabalho da Atenção Primária junto aos pacientes”. O médico da família ainda destacou que a atividade foi realizada a partir do envolvimento de todos os servidores da UBS. “Além das pessoas de outras instituições que nós conseguimos trazer para prestar os serviços que fogem da nossa area de atuação, tivemos a parceria dos agentes comunitários de saude, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e da nossa auxiliar de serviços gerais”, comentou.
O desejo em participar da Mostra, de acordo com o médico, foi pela vontade de ampliar os conhecimentos em relação ao que pode ser feito em prol dos pacientes na Atenção Básica. “Vemos tanta gente questionando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas existem boas experiências e que muitas vezes ficam escondidas”. Fábio ainda lembrou que muitas vezes os profissionais de saúde ficam focados no atendimento e se esquecem da pesquisa e da troca de experiências. “Vamos aproveitar para trazer também conhecimentos de outras situações, vivenciadas em todo o Brasil, e que podemos adaptar a nossa realidade”, salientou.
O trabalho realizado
O Dia do Idoso foi organizado pela própria UBS, com os membros das equipes se articulando para contatar os responsáveis dos outros setores, organizar o local, estabelecer os fluxos de atendimento e providenciar o almoço para os profissionais, conseguido a partir de uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro.
Na ocasião foram oferecidos para a população idosa do território serviços como a vacinação (Influenza, DT, pneumocócica); avaliações odontológicas (troca de prótese, avaliação de câncer bucal); avaliação de pele para prevenção de câncer junto com a UOPECCAN; exames sorológicos com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Estética, por meio da UNIPAR que ofertou limpeza facial, maquiagem, entre outros serviços; prevenção de quedas com o Ambulatório de Feridas do município; aferição de glicemia capilar e pressão arterial.
Outras participações
O doutor Fábio Freitas também teve um trabalho aprovado na 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA, que ocorrerá juntamente com o IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, através de uma parceria entre as instituições representantes da especialidade em nível mundial, continental, nacional e estadual. A Conferência e o Congresso acontecem em Gramado, no Rio Grande do Sul, de dois a seis de abril.
Neste evento, Fabio irá apresentar o estudo de caso referente a um paciente, assistido pelo ESF do São Francisco, que possui Síndrome de Prader Willi, que afeta meninos e meninas em um complexo quadro de sintomas, durante todas suas vidas, variando em presença e intensidade de indivíduo para indivíduo. Um diagnóstico precoce, antes da manifestação dos sintomas, principalmente a obesidade, traz uma melhora na qualidade de vida dos portadores.
“São casos mais difíceis, que demandam acompanhamento de especialistas, mas pode ser diagnosticado na Atenção Básica. Neste caso, o paciente foi encaminhado para ser acompanhado por outros profissionais, mas continua sendo nosso paciente e assistido pela equipe do ESF. Este também é nosso trabalho”, afirmou o médico da família.