Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Proext: inscrições abertas para projetos e programas de extensão

É um programa desenvolvido em parceria com 14 ministérios, três secretarias e um instituto.

11/03/2014 - 15:57


O Programa tem por objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária.
O Proext abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social, envolvendo programas e projetos que visam à formação dos alunos, buscando aprofundar ações políticas que fortaleçam a institucionalização da extensão no âmbito das instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior. 
Entre seus principais objetivos está o de ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária, estimular o desenvolvimento social e o espirito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior, além de buscar a melhoria da qualidade da educação por meio do contato direto dos estudantes com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares, entre outros.
 
Oportunidade
O pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, avalia que o Proext é uma forma importante de fomento aos projetos mais relevantes socialmente. “Por isto estamos trabalhando de forma incisiva, incentivando o aperfeiçoamento das propostas de projetos e programas que podem concorrer com boas chances de aprovação”, disse ele.
As propostas deverão apresentar programas ou projetos afins com as atuais políticas públicas, em especial com as políticas sociais, e envolver os estudantes de graduação matriculados na Instituição. As atividades de extensão deverão estar vinculadas ao Projeto Pedagógico de um curso específico e ser acompanhadas por pelo menos um professor.
O número máximo de propostas que poderão ser apresentados pela Instituição é de 39 projetos e 38 programas, em 19 linhas temáticas, podendo concorrer ao financiamento de até R$ 100 mil por projeto e até R$ 300 mil por programa.
A Unioeste conta com 25 projetos em execução, sendo seis aprovados em 2009, sete em 2010 e em 2011 e 2012, seis. A média é de seis projetos aprovados por ano, e segundo o pró-reitor, "existe a expectativa de superar esta média, tendo em vista que há proponentes trabalhando em várias áreas e considerando o crescimento da Unioeste, principalmente a verticalização, que impõe uma disputa cada vez com melhores condições".
 
Inscrição de propostas
As propostas deverão ser cadastradas pelos coordenadores e enviadas para a avaliação da Pró-Reitoria de Extensão no endereço: www.proext.mec.gov.br.  Caberá a Pró-Reitoria de Extensão a seleção interna das propostas que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).
Os programas aprovados e contemplados com recursos terão vigência até 31 de dezembro de 2016 e os projetos até 31 de dezembro de 2015. Caberá ao MEC, com o apoio das instituições parceiras, por meio do Comitê Técnico Multidisciplinar (CTM), composto por especialistas, a análise e o julgamento das propostas.
O edital está aberto desde o dia 7 de fevereiro, enquanto a aprovação das propostas pela Pró-Reitoria de Extensão e encaminhamento ao MEC ocorre até o próximo dia 28. A avaliação ad hoc das propostas está prevista para o período de 31 de março a 16 de abril e a avaliação pelo CTM será de 22 a 25 de abril. A divulgação da classificação final será publicada no site do MEC até dia 28 de maio.
O edital está disponível no site do MEC, em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=490id=12243option=com_contentview=article.
Interessados em submeter propostas devem enviar cópia à Pró-reitoria de Extensão até o dia 19 de março, via mail nos endereços: neide.medeiros@unioeste.br ou ndmedeiros@hotmail.com. A reunião da comissão de extensão que analisará as propostas será dia 24 de março, às 9 horas.
O pró-reitor salienta que “esses projetos atendem segmentos que estariam mais desprotegidos se não fosse a atuação da nossa Instituição. A nossa ênfase ao incentivar os projetos é contribuir para realizar a função social da Universidade pública que é colocar o Estado a serviço de quem dele precisa".

Da Assessoria

Anuncio gene 2