Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Pesquisadores do GEMAq elaboram cartilha sobre produção de pacu

Os pesquisadores do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, elaboraram um pacote técnico para aproximadamente 150 produtores da região lindeira ao lago de Itaipu.

01/10/2010 - 15:41


Há cerca de cinco anos, os pesquisadores do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, em convênio com a Itaipu Binacional iniciaram pesquisas no Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Piscicultura em tanque-rede no refúgio biológico de Santa Helena. Os estudos tiveram como objetivo aprofundar pesquisas com espécies nativas. Neste ano, os experimentos foram finalizados e a equipe do GEMAq elaborou um pacote técnico para aproximadamente 150 produtores da região lindeira ao Lago de Itaipu.
No início dos estudos, de acordo com o coordenador técnico do projeto, Evandro Kleber Lorenz, a equipe realizou testes com algumas espécies diferentes: curimba, piapara, piracanjuba(Brycon orbignyanus), jundiá (Rhandia quelem) e pacu (Piaractus mesopotamicus). Nesta etapa os pesquisadores destacaram a bom desenvolvimento e produtividade do pacu, enfatizando a adaptação da espécie em tanque-rede.
"Começamos a desenvolver um pacote técnico para o cultivo do pacu em tanque-rede. No último convênio com a Itaipu (2008 – 2010) foi elaborada a cartilha técnica com informações sobre a melhor época do ano de cultivo e estocagem do peixe, o tamanho ideal para fazer o transporte e a despesca, dados sobre a conversão alimentar, como são elaborados os produtos a base de peixe e a viabilidade econômica da produção de pacu em tanque-rede no reservatório de Itaipu", explica.
Desafios
O coordenador técnico do projeto, Evandro Kleber Lorenz, relata que o principal desafio da equipe foi desenvolver o pacote técnico, pois a literatura trazia poucas informações sobre o cultivo de pacu em tanque-rede. O GEMAq realizou estudos simples e complexos da espécie, ou seja, desde a densidade da estocagem até o final da produção.
Livro
Os dados da cartilha foram transformados em um livro. A obra é destinada ao público acadêmico e vai possuir dados mais aprimorados. A obra deve ser lançada até o final deste ano.

 

Texto: Graciela Souza

Foto: Vitor Pinheiro

Sem nome %281144 x 250 px%29