Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TOLEDO

Florada de cítricos no pomar pedagógico no CAET deve ter grande safra

Este é o terceiro ano do pomar e só agora as árvores estão desenvolvidas o suficiente para produzirem a safra completa

30/08/2017 - 12:09


A primavera está chegando e com ela as flores. Mas as que estão chamando a atenção neste momento são as das árvores frutíferas do pomar pedagógico experimental do Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET). A florada dos cítricos e outras árvores frutíferas é um prenúncio de pés carregados de frutos logo mais.

São 13 variedades de cítricos como laranja, tangerina, limão, mexerica, além de outras frutíferas como ameixa, pera, uva, pêssego, figo, maçã e caqui. O pomar pedagógico experimental é um projeto em parceria entre o município e o estado, implantado na escola há cerca de três anos. O pomar conta com a supervisão do técnico de fruticultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Laudemir Faez, suporte da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e a manutenção é a cargo dos estudantes do CAET.

Este é o terceiro ano do pomar e só agora as árvores estão desenvolvidas o suficiente para produzirem a safra completa, ou seja, ficarem repletas de frutos. Segundo o técnico Laudemir Faez, assim que os frutos aparecerem será necessário retirar alguns antes do seu desenvolvimento completo. “Existem galhos que pela quantidade de flores já podemos imaginar a quantidade exagerada de frutos, por isso vai ser crucial a remoção de certos frutos para não prejudicar os galhos, que são finos e não suportam muito peso”, comentou.

O pomar é uma prática que serve de instrumento de aprendizado sobre as variedades frutíferas. “Fazemos muitas experiências e introduzimos muitas variedades, observamos as pragas e como atuar no controle delas. É um trabalho em conjunto que visa promover conhecimento, tanto para os técnicos quanto para os estudantes”, finalizou Laudemir.

Os frutos produzidos no pomar pedagógico experimental são utilizados in natura nas refeições fornecidas dos estudantes do Colégio Agrícola e na produção de compotas.

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29