“A humanização é uma questão de atitude. É extremamente importante que este assunto seja debatido em todos os serviços de saúde, não só naqueles que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário.
Caputo Neto garantiu todo o apoio institucional para a formalização da câmara e ofereceu a estrutura da Escola de Saúde Pública para a realização do curso de formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização.
“O Paraná é um dos únicos estados que ainda não realizou nenhuma capacitação deste tipo”, explicou a coordenadora da Câmara técnica do Paraná, Regina Tanaka.
A câmara técnica realiza reuniões itinerantes uma vez por mês. “Queremos envolver todas as instituições que participam do grupo e mostrar a realidade cada serviço”, disse Regina. O próximo encontro, no início do mês de julho, será no Hospital de Clínicas.
O tema da reunião deste mês foi a saúde do trabalhador com foco no campo emocional, apresentado pela psicóloga Márcia Regina Santos, representante da Secretaria na Câmara Técnica. “A rotina do profissional de saúde por si só é estressante, por isso precisamos cuidar também destes profissionais”, explicou.
De acordo com ela, o processo de humanização deve acontecer de forma global, abrangendo os interesses da instituição e particularidades dos profissionais de saúde. “A humanização não pode ser imposta, tem que partir dos profissionais envolvidos”, ressaltou a psicóloga.
A chefe do departamento de Atenção ao Risco da Superintendência de Atenção Primária, Isa Hermann, também representa a Secretaria da Saúde na Câmara Técnica.
CONGRESSO – A Aliança Saúde realizará entre os dias 8 e 10 de agosto o II Congresso de Humanização e a I Jornada Interdisciplinar de Humanização com o tema principal “A dimensão do cuidado”. Mais informações no site www.pucpr.br/extensao ou pelo telefone (41) 3271-1118
SAÚDE
Paraná cria câmara técnica para humanização da saúde
O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, instituiu nesta quarta-feira (8), durante reunião realizada no auditório da Secretaria da Saúde, a Câmara Técnica de Humanização da Saúde do Paraná. O grupo, que se reúne desde 2007 para aprimorar a Política Nacional de Humanização, contará com representantes de todo o Estado.
Mais lidas
- 1Cesta básica cai em Toledo, mas salário-mínimo continua insuficiente para sustentar uma família
- 2Secretaria de Saúde confirma óbito causado por intoxicação por metanol em Foz do Iguaçu
- 3Projeto sobre estudo do clima pode ser implantado em Toledo
- 4Unidades de saúde de Toledo aplicam 780 doses no “Dia D” de Multivacinação
- 5Pequenos negócios podem pedir devolução de tributos sobre exportações
Últimas notícias
- 1Confira o que Abre e Fecha no Dia do Servidor Público
- 2Toledo recebe Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica
- 3Conforto térmico de rebanho da pecuária leiteira é tema de evento em Toledo
- 4Prefeitura de Toledo debate sobre biometano em mesa técnica na Unioeste
- 5Paraná consolida liderança em inovação e sustentabilidade na ONU e no Google na próxima semana




