“São áreas muito boas, planas, de fácil acesso, distante de residências e com infraestrutura de água e energia”, comentou a promotora Kátia Krueger. Certamente uma destas áreas, acredita ela, deva ser aprovada pelo estado, viabilizando assim a instalação do presídio, que deverá contribuir para desafogar as delegacias da região, além de auxiliar na ressocialização dos presos, enquanto cumprem as suas penas. O projeto prevê uma área total de 2 alqueires para a instalação da unidade.
Conforme o prefeito, o município não deverá medir esforços para viabilizar a cedência da área ao estado, conforme as especificações técnicas exigidas, pela importância do projeto para a região. Para ele, além de trazer mais segurança, ao tirar presos que lotam as delegacias de polícia da região, sem condições de fazer tal atendimento, o projeto vai beneficiar os municípios com o fornecimento de materiais produzidos na unidade. Serão bases para a construção de casas, acelerando projetos de moradias populares, galerias para águas pluviais, vigas para pontes de concreto, paver, entre outros materiais, que poderão ser utilizados pelos municípios em suas ações a um custo menor.
Além destas áreas, a comitiva visitou um local onde poderá ser implantada uma unidade do Centro de Socioeducação (CENSE) para abrigar adolescentes que cumprem penas socioeducativas. Hoje a unidade funciona junto à 20ª Subdivisão Policial, porém em condições precárias e com superlotação. Atualmente estão sendo atendidos 18 jovens, enquanto a capacidade é de 28. Foi vista e aprovada uma área próxima ao Recanto Municipal, na saída para Ouro Verde do Oeste, que deverá ser disponibilizada ao estado, para a construção, uma vez que a aplicação de penas restritivas e punitivas aos adolescentes é de responsabilidade do estado. O projeto prevê a construção de toda uma estrutura adaptada com refeitórios, salas para atendimento e cursos, alojamentos, entre outros. “O local é excelente”, comentou a promotora Kátia ao prefeito. Os demais integrantes da comitiva também aprovaram. A área de 36 mil metros quadrados poderá ser utilizada pelos internos para diversas atividades, inclusive o desenvolvimento de projetos ambientais e produção de alimentos, acrescentou a promotora, observando a área verde existente e espaço para cultivo.
Por fim, a comitiva conheceu ainda o local, no Jardim Coopagro, onde será construída uma unidade para abrigo de jovens em regime semiaberto. O local abriga os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, por um período intermediário, onde sofrem novas avaliações, antes de serem libertados. O local contará com estrutura para permanência dos jovens à noite, com alojamento e salas para atividades noturnas. Nestes locais, os jovens permanecem por um determinado período, porém reintegrando-se à sociedade, trabalhando e estudando durante o dia e retornando para o local à noite. Hoje, os jovens que precisam deste tipo de internamento são encaminhados para outras cidades da do Paraná, como Londrina, Maringá e Curitiba.
O projeto prevê um investimento de R$ 1,1 milhão para a construção da obra, cujos recursos já estão assegurados através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A unidade está próximo de escola, posto de saúde, restaurante popular, ginásio de esportes, entre outras estruturas do bairro, que poderão ser utilizadas pelos jovens no processo de reabilitação para o convívio em sociedade.
Da Assessoria - Toledo