A IV Conferência Municipal de Cultura, realizada no último sábado (09), reuniu representantes dos mais variados segmentos artístico-culturais do município de Toledo. Uma das atribuições do evento foi discutir e aprovar as propostas apresentadas nos pré-fóruns. Ao todo, foram aprovadas 48 propostas para serem inseridas no momento da elaboração do Plano Decenal de Cultura.
A meta é finalizar a elaboração do Plano até fevereiro de 2019. “Se conseguirmos cumprir esse prazo antes, melhor ainda. Faremos o possível para isso”, afirmou a diretora de Cultura, Magda Ritter.
Os conselheiros representantes da sociedade civil (13 titulares e 8 suplentes), eleitos e aclamados na conferência, terão sua posse juntamente com os representantes do poder público no início de 2018. Os segmentos com vacância (titular do Circo e suplentes de Artes Plásticas, Circo, Universidades Públicas, Tradições e Festejos, Gastronomia e Cultura Popular, Arquivos, Salas de Memória e Centros Culturais) serão definidos conjuntamente entre a Secretaria de Cultura e os novos conselheiros.
“A nova gestão definirá qual a melhor forma para suprir essa vacância. Já que o Conselho tem cadeiras garantidas, o esforço será concentrado para que todas elas sejam ocupadas”, afirmou Magda.
A diretora avaliou de forma razoável a participação do público da Conferência. “O grupo que participou são pessoas envolvidas e com grande conhecimento na área da cultura. Acredito que temos subsídios para fazer um bom trabalho. As propostas aprovadas são boas e exequíveis. A discussão foi ampla e qualitativa”, avaliou Magda.
Entre as propostas discutidas e aprovadas está “aportar recursos financeiros para o Fundo Municipal de Cultura com distribuição equitativa entre os diferentes segmentos artístico-culturais locais realizados por meio de editais”.
Outra proposta aprovada e construída coletivamente é de “criar a lei de incentivo à Cultura, com capacidade de captação, no mínimo, de 2%, e a destinação total do valor arrecadado do ISSQN, referente aos eventos artísticos culturais para compor o Fundo Municipal de Cultura”.
O evento também contou com a palestra da professora do Curso de Serviço Social da Unioeste, Cleonilda Sabaini. “A palestra foi de relevante importância, pois no momento atual em que vivemos é necessário refletir sobre ética também do ponto de vista cultural para que consigamos avançar enquanto pessoas engajadas com a cultura”, reforçou Magda.
Ela também avaliou a atual gestão do Conselho de Cultura. Para a diretora, o CMPC teve bons debatedores em busca de avanços para todos os segmentos da cultura em nosso município. “De forma participativa, todos deram sua contribuição e isso é válido para uma análise criteriosa e continuidade dos trabalhos. É necessário avançar sobre o calendário anual de reuniões do conselho para que não haja esvaziamento das cadeiras, já que o CMPC é uma instância democrática de controle social onde a participação da sociedade é fundamental na tomada de decisões”.
O presidente do CMPC, Victor Beal, acrescentou que o Conselho de Políticas Culturais teve um excelente desempenho ao longo do ano e que as discussões na Conferência mantiveram a linha de debate qualitativo. “O Conselho de Cultura cumpriu muito bem o seu papel durante ano. Se posicionou frente as demandas que surgiram, tanto dos artistas de rua, quanto dos demais temas trazidos para análise. A Conferência legitima essa responsabilidade que cada conselheiro tem de realizar o controle social e somar no debate das políticas culturais que queremos para nosso município”, avalia Victor.
Segue a lista dos conselheiros que assumirão o CMPC para a gestão 2018-2019. Na tabela consta o segmento representado e ao lado o titular e o suplente de cada segmento.
Artesãos: Titular Maria Teresinha Puehler e Suplente Daniele Cristina da Silva
Artes plásticas: Titular Sandra Mônika Winkelmann
Conjunto do audiovisual, da fotografia e das artes gráficas: Titular Sindy Spohr e Suplente Éderson Rodrigues
Música: Titular Giani Ambrosino e Suplente Cristiano Frank
Teatro: Titular Ivan Junior Peron e Suplente Aline Daniela Fernandes
Dança: Titular Renata Nunes e Suplente Jean Millan
Universidades públicas: Titulares Paulo Henrique Barbosa Dias e Leandro Soares e Suplente Luis Felipe Silva
Instituições privadas de ensino superior: Titular Silvana dos Santos Silva e Suplente Fábia Ferreira da Silva
Literatura: Titular Cleonice Lopes Flois e Suplente Rosa Cervo Franke
Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular: Titular Carlos Roberto Pereira
Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares, histografia, incluindo produções de outros campos do conhecimento, como antropologia, geografia, sociologia, entre outros: Titular Fernando Baldi Braga
Movimentos sociais e urbanos e cidadãos: Titular Henrique Antonio Laurentino e Suplente Leandro Silva dos Santos.