Um aplicativo por meio do qual o público em geral poderá acompanhar projeções da curva epidemiológica da Covid-19 em diversas localidades será lançado durante um webinário marcado para esta sexta-feira (12) e promovido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em breve o aplicativo será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store para usuários do sistema Android. O colóquio será transmitido pelo YouTube a partir das 16 horas.
Cientistas dos departamentos de Física das duas universidades têm atuado por meio da recém-criada Rede Cooperativa de Pesquisa em Modelagem da Epidemia de Covid-19 e Intervenções não Farmacológicas (Modinterv), que teve como base a parceria de um grupo de pesquisa do CNPq. Também participam da rede pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Um dos estudos nascido da parceria, publicado na revista PeerJ, apresentou a redução de eficácia das medidas contra a pandemia quando há demora na implementação. Segundo a rede, o aplicativo (chamado Modinterv Covid-19) permite o monitoramento em tempo real da curva epidêmica de países, bem como de estados e cidades. Basta que o usuário selecione o local no menu para que o aplicativo mostre os resultados da projeção de casos confirmados e de óbitos.
“A plataforma pretende servir como uma ferramenta de auxílio à comunidade científica, autoridade sanitárias e gestores públicos envolvidos no entendimento e enfrentamento da pandemia”, explica o professor Giovani Lopes Vasconcelos, do Departamento de Física da UFPR. Ele será um dos palestrantes do colóquio ao lado de Antônio Murilo Santos Macêdo (UFPE).
Metodologia - Estudos que envolvem projeções sobre a disseminação da Covid-19, relevantes no enfrentamento do novo coronavírus, têm usado as modelagens matemáticas como metodologia no mundo todo. Experiências nesse tipo de estudo também serão tema do webinário.
Além das ações no âmbito da rede, com apresentação de produtos e produção científica, os pesquisadores usarão o ponto de vista da Física para tratar de temas polêmicos relacionados à Covid-19. Um desses temas é a chamada possibilidade de imunidade coletiva, que consideram “falaciosa no caso da Covid-19”, segundo Vasconcelos.
Os pesquisadores também abordarão modelos de crescimento e epidemiológicos do tipo SIRD. A ideia é mostrar como é possível obter, no contexto de modelos de crescimento, uma fórmula analítica para a eficiência de medidas não farmacológicas.
Serviço
Webinário conjunto do DF-UFPE e DFIS-UFPR sobre modelagem matemática da Covid-19
Quando: 12/6 a partir das 16 horas
Onde: no YouTube (acesse em https://www.youtube.com/channel/UCHVsViyehcdmvWCI9aX8_DQ/featured)
Mais informações no site da rede: http://fisica.ufpr.br/redecovid19/index.html
TECNOLOGIA
Aplicativo que faz projeções matemáticas da curva de Covid-19 é lançado nesta sexta
Programa permite monitoramento em tempo real e foi desenvolvido por rede de pesquisa sobre modelagem matemática voltada à pandemia que reúne cientistas das universidades federais do Paraná (UFPR), Pernambuco (UFPE) e Sergipe (UFS)
Por Assessoria de Imprensa
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025