Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Inovameat dá visibilidade a força produtiva e o potencial tecnológico do Oeste

O território maior produtor de proteína animal do país conecta parceiros em busca de soluções tecnológicas e sustentabilidade 

13/04/2023 - 20:18
Por Redação


No último dia do Inovameat Toledo, autoridades e parceiros se reuniram em Coletiva à imprensa, para avaliar a segunda edição do Evento e celebrar a vinda para Toledo da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da Embrapa, que se instalará no Biopark.

Para a presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo, a Inovameat foi possível graças a união entre público e privado e tendo como legado a primeira edição do Evento. “Toledo está no mapa da produção de proteína animal do país. Sabemos o que produzimos aqui e é por isso que este evento é tão estratégico. Discutimos que há de melhor em tecnologia e inovação para esta produção”.

O vice-presidente do Sindicato Rural, Edenilson Copini destacou que o Inovameat atende uma demanda do setor. “Tínhamos pedido ao prefeito para trazer os melhores conhecimentos e tecnologias para Toledo, para que a nossa produção, possa ser uma conversão de alimentos de forma viável economicamente e o Inovameat atende esta demanda”.

O prefeito Beto Lunitti lembrou que Toledo concentra a cadeia produtiva completa de grãos a proteína animal e isso, consequentemente, traz muitos desafios. “Inovameat é uma conquista, pois é um espaço que dá visibilidade ao tamanho da nossa produção e revela também que aqui é um terreno fértil para desenvolver tecnologias”.

O chefe do Executivo Municipal também comemorou a instalação da Unidade da Embrapa. “Somos o maior produtor de suínos do país, uma fatia importante dos alimentos produzidos para o Brasil e para o mundo são produzidos em Toledo e Região. A vinda da Embrapa consagra um esforço integrado de diversos agentes e parceiros políticos que compreenderam a importância da nossa região, por isso, a vinda da Embrapa, juntamente com as nossas políticas públicas, contribui com a redução de desigualdades, melhora nossa produção por meio das tecnologias desenvolvidas, e o mais importante, promove qualidade de vida porque o desenvolvimento econômico tem que estar a serviço da vida”.

O vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida lembrou que o Inovameat nasceu da necessidade de discutir a proteína animal e o impacto da cadeia, no ciclo econômico do agronegócio e a Embrapa é uma referência mundial na pesquisa e geração de soluções para o setor.  Almeida acredita que a presença da Embrapa dá segurança aos produtores para aderirem a novas pesquisas e inovações. “Não podemos ficar para trás do que o mundo está fazendo porque estamos no meio de uma revolução e como consequência teremos uma nova formação de pesquisadores, novo atrativo de mão-de-obra e mais pessoas vindo para a região”. 

Paulo Almeida acredita que a presença da Embrapa, mesmo focando suas pesquisas em proteína animal, ela mantém grande relação com a sociedade. “Para o Biopark tem uma extrema relevância, pois consolida o que a gente chama de ecossistema de inovação, que não é só dentro do Parque Tecnológico, mas tange a sociedade civil organizada, tange políticas públicas, tange Universidades, ciência e tecnologia e a iniciativa privada. A Embrapa consegue solidificar toda essa quádrupla hélice nessa visão e entra servindo a comunidade, com uma credibilidade que desconheço em qualquer outra empresa brasileira”.

O Chefe da Embrapa Suinos e Aves, Everton Krabbe salientou o papel do Oeste para o Brasil. “O Agro é uma corrida tecnológica e temos um papel de destaque no país e para manter isso, precisamos estar perto da produção. Vamos prospectar as necessidades, concentrar as pesquisas e dar respostas rápidas ao setor. Temos consciência do papel do Oeste para a produção de alimentos para o Brasil e para o mundo”.

Sem nome %281144 x 250 px%29