Na abertura oficial, a professora Débora Sant’Ana, da UEM, foi convidada para ministrar o tema ‘Iniciação Científica e Desenvolvimento Cerebral’. Em seguida, os organizadores entregaram certificado aos autores dos 18 trabalhos que receberam o melhor conceito durante avaliação. A noite terminou com uma apresentação teatral da trupe do Circo Teatro Sem Lona, de Maringá.
Além da maratona de apresentação de trabalhos, minicursos também integraram as atividades. ‘Currículo Lattes’, ‘Bioenergética e Exercício Físico’ e ‘Cooperativismo: a transição e os desafios da competitividade’ foram os temas abordados.
“O encontro tem por objetivo difundir o resultado de pesquisas realizadas por nossos estudantes, dando a eles a oportunidade de despertar o senso crítico, de aprender ainda mais sobre redação científica e de trocar ideias com outros pesquisadores”, destaca a coordenadora do Copic, professora Cristiane Vicentino Benato.
Na sua avaliação, o evento alcançou os objetivos: “A qualidade dos trabalhos avaliados e das apresentações superaram as nossas expectativas. Todos os autores, pesquisadores, professores e estudantes estão de parabéns!”.
O diretor do DEGPP, professor Régio Toesca, divide a mesma opinião. “Este ano tivemos um número de inscritos que foi muito além do esperado; isso prova a credibilidade do Encontro”, ressalta, acrescendo que “o encontro está consolidado e traduz os resultados do esforço da pesquisa na Unipar, tanto dos orientadores quanto dos acadêmicos. É um momento em que todos podem discutir seus temas de investigação, as dúvidas, incertezas e o sucesso dos resultados”.
Eventos paralelos
Em paralelo às apresentações de trabalhos foi realizado o 10º Fórum de Pesquisa, que teve foco discutir as metas e funcionamento da pesquisa, além de linhas e nucleação de projetos. Os pesquisadores debateram sobre questões envolvendo a pesquisa, a pós-graduação e a iniciação científica. ”O evento abre oportunidade para que todos se conheçam, discutam a integração de projetos e apresentem suas dúvidas ou críticas”, enalteceu Toesca.
Durante os eventos, a Unipar recebeu membros do Comitê Externo de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A comissão organizadora recebeu as professoras doutoras Terezinha Suidzinski e Terezinha de Oliveira. Em reunião com integrantes do Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica) e do Copic (Coordenadoria da Pesquisa e Iniciação Científica) da Unipar, as professoras visitantes avaliaram trabalhos dos 16 bolsistas do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), custeado pelo CNPq.
Da Assessoria
GERAL
Com mais de mil participantes, Unipar promove Encontro de Iniciação Científica
Com intuito de promover a integração entre pesquisadores discentes e docentes das diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia, a Universidade Paranaense – Unipar realizou o 10º Encontro de Iniciação Científica e 10º Fórum de Pesquisa. Realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação), via Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), o evento contou com 1078 inscrições e 861 trabalhos apresentados em forma oral e em painel, superando os números da edição anterior. Pesquisadores das sete Unidades da Unipar e de outras instituições de ensino participaram.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor