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GERAL

Professores da Unipar de Cascavel discutem o livro Aula Nota 10 e revêem suas práticas

Um evento de capacitação para docentes da Universidade Paranaense – Unipar teve como base o livro Aula Nota 10, escrito pelo diretor de uma rede de escolas nos Estados Unidos, Doug Lemov. A reflexão foi conduzida pela coordenadora setorial do Pró-Magíster, professora Anália Ogura, descrevendo algumas das 49 técnicas utilizadas por um professor campeão de audiência, segundo o autor.

20/12/2011 - 12:23


Na obra, o estudioso aponta como criar altas expectativas acadêmicas; planejar para garantir um bom desempenho; estruturar e dar aulas; motivar os alunos; criar uma forte cultura escolar; estabelecer e manter altas expectativas de comportamento; construir valores e autoconfiança; criar um clima positivo e estimular o aluno a pensar criticamente; ensinar a ler e a apreender o que está lendo.
“O bom professor inspira e fascina”. Essa foi uma das afirmações frisadas no evento, em que foi destacado também o trecho: “Ler é habilidade. Ensinar os alunos a compreender o sentido dos textos que lêem é o resultado mais poderoso que um professor pode obter. Se os seus alunos puderem ler bem, eles podem fazer qualquer coisa”.
Conforme Lemov, “somos o que lemos e como lemos. Não há outra atividade capaz de gerar tanto valor educacional”. E complementa que saber tornar a leitura altamente produtiva e eficiente em sala de aula é uma habilidade essencial, independente do ano e da disciplina que o professor ensina.
Na mesma semana, a Universidade sediou o Fórum Permanente da Educação de Cascavel, organizado pelo NRE (Núcleo Regional de Educação). A temática em questão, ‘Integração da Educação Básica e Superior: Desafios contemporâneos’, atraiu professores dos cursos de licenciatura da Unipar.
A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, foi convidada para a mesa de honra, composta pelo reitor eleito da Unioeste, professor Sérgio Wolf, e autoridades do município.
Conforme salienta o chefe do NRE, professora Vander Piaia, o Fórum é um salto necessário, um canal de ligação entre o Conselho Universitário e os representantes dos anos iniciais e médio, de instituições públicas e privadas, deliberando políticas públicas para enfrentar desafios, acabar com o processo de culpabilização, derrubar barreiras e promover uma linha de diálogo como permanente participação do município e universidade.

Da Assessoria

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