Servidores públicos de diferentes áreas da Prefeitura de Toledo estão participando de um curso voltado à compreensão e à valorização das pessoas neurodivergentes. A formação, intitulada “Neurodivergente: Aceitação, resiliência e compromisso”, teve início na tarde desta quarta-feira (29), na Escola de Administração Pública do Município de Toledo (Escola de Governo), e segue até esta quinta (30), das 13h15 às 17h15.
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), a capacitação tem carga horária total de 8 horas e reúne cerca de 40 servidores. O objetivo é aprimorar o atendimento ao público e fortalecer práticas inclusivas dentro do serviço público municipal, ampliando a sensibilidade e o preparo das equipes para lidar com diferentes formas de neurodivergência.
A coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da SDHS, Tania Bilato, explica que a capacitação representa a realização de um sonho antigo e foi planejada para contemplar dois servidores de cada secretaria, de modo que o conhecimento adquirido se multiplique dentro da administração. “O objetivo é que cada participante aprenda como abordar e conviver com uma pessoa com neurodivergências, como o TEA [transtorno do espectro autista] e o TDAH [transtorno de déficit de atenção e hiperatividade]”, pontua. “É um processo que envolve mais do que técnica: Trata-se de despertar para a empatia, de se colocar no lugar do outro e entender o porquê de cada comportamento”, comenta.
Tania observa que ainda há muitas barreiras de compreensão no convívio cotidiano e que o desconhecimento pode gerar julgamentos equivocados. “Às vezes, um servidor deixa de atender bem porque não entende o motivo de um comportamento diferente, daí a importância de formar agentes públicos mais atentos às particularidades de cada transtorno”, ressalta. “O número de pessoas com autismo tem crescido, e elas estão em todos os espaços: nas escolas, faculdades e empresas, e isso exige da sociedade um olhar mais apurado e mais humanizado”, salienta.
Ministrantes – O primeiro dia de atividades foi conduzido por Isabel Cristina Theiss, docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduada em Letras/Espanhol pela instituição, Isabel é especialista em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e mestre em Educação, trazendo à turma uma abordagem fundamentada na escuta, na empatia e na aceitação das diferenças como elemento essencial para a inclusão.
Nesta quinta-feira (30), a programação segue com Márcia Staudt e Josenei Godoi de Medeiros, que compartilharão suas experiências e perspectivas complementares sobre o tema. Márcia, pedagoga formada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), é especialista em Educação Especial com Formação Generalista e em Gestão Escolar com ênfase em Psicopedagogia, ambas realizadas no Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics). Já Josenei, que é neurodivergente, atua como pesquisador transdisciplinar, é mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade de Tecnologia São Francisco (Fatesf).




