Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

DESENVOLVIMENTO

Biopark é reconhecido como utilidade pública estadual e reforça papel estratégico no desenvolvimento do Paraná

Título amplia a atuação do Biopark, possibilitando acesso a recursos públicos e novas parcerias
12/11/2025 - 14:20
Por Assessoria


A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) concedeu nesta terça-feira (11) o título de utilidade pública estadual ao Biopark, parque tecnológico do Oeste paranaense reconhecido como melhor hub de inovação do país, segundo a Anprotec. A entrega oficial do certificado foi feita pelo presidente da ALEP, deputado Alexandre Curi, ao vice-presidente do Biopark, Paulo Roberto Rocha. A honraria reconhece o impacto social e educacional promovido pela entidade no interior do estado.
 
A proposta foi apresentada por dois parlamentares com forte ligação à região Oeste: Ademar Traiano, ex-presidente da ALEP, e Marcel Micheletto, atual prefeito de Assis Chateaubriand. Aprovada por unanimidade e sancionada em julho deste ano pelo então governador em exercício, Darci Piana, a lei tem como base a legislação estadual n.º 17.825/2013.
 
O reconhecimento pelo Estado amplia a legitimidade institucional do Biopark, que já havia recebido o título de utilidade pública municipal da Prefeitura de Toledo. Com a nova certificação, a instituição poderá acessar recursos públicos estaduais, firmar convênios governamentais e obter isenções fiscais, o que fortalece ainda mais sua atuação no fomento à inovação, educação e desenvolvimento regional.
 
Um polo de inovação com raízes no Oeste paranaense
 
Localizado em Toledo, município com cerca de 180 mil habitantes, o Biopark é um dos maiores e mais inovadores parques tecnológicos do país. Idealizado pelo casal de empresários Luiz e Carmen Donaduzzi, o complexo ocupa uma área de mais de 5 milhões de metros quadrados e abriga setores residenciais, industriais, educacionais e comerciais em um mesmo ecossistema.
 
O parque é o único no Brasil que integra, de forma física e funcional, ciência, educação, negócios e qualidade de vida. Crianças, universitários, empreendedores e pesquisadores compartilham o mesmo território, gerando o que Luiz Donaduzzi chama de “economia simbiótica”.
 
Entre os reconhecimentos recentes, o Biopark venceu em 2025 o prêmio nacional da Anprotec como o melhor hub de inovação do Brasil e foi duplamente premiado no Iguassu Valley Summit. Internacionalmente, é reconhecido pela International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), sediada na Espanha, como o primeiro parque tecnológico privado do país dedicado às biociências.
 
O parque abriga três instituições públicas e privadas de ensino superior, uma escola-modelo, clube de ciências para crianças e jovens, laboratórios de pesquisa e programas de incentivo ao empreendedorismo, como o Empreende Mulher, voltado à capacitação de mulheres empreendedoras. Também lidera o NAPI Alimentos Saudáveis, parceria com o Governo do Paraná, voltada à pesquisa de alimentos funcionais.
 
“Esse reconhecimento do Estado reafirma o papel do Biopark como uma alavanca estratégica para o desenvolvimento científico, social e econômico do Paraná”, afirma Paulo Roberto Rocha, vice-presidente do Biopark.
Anuncio gene 2