O Natal Encantado de Toledo já se consolidou como parte da identidade cultural do município. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Cristiano Dall’Oglio da Rocha, o evento vai além da ornamentação natalina e se tornou um movimento de valorização da cultura local, de fortalecimento do comércio e de estímulo à economia.
“O Natal Encantado de Toledo passa a ser um evento cultural a partir do momento em que a gente realiza atrações voltadas ao fortalecimento e ao encantamento das ações de Natal. Temos trabalhado pautas específicas voltadas ao lúdico e ao encantamento”, explica.
Segundo o presidente, a cada edição o evento evolui, ganhando novas atrações e maior envolvimento da comunidade. “No ano passado já tivemos uma apresentação cênica e, neste ano, a abertura contará com o espetáculo Os Encantadores – A Esperança Infinita, do grupo Sou Arte, de Campo Mourão. O propósito é encantar cada vez mais a comunidade, trazendo o sentido natalino, mas também movimentando a cidade e o comércio local, gerando emprego e renda”, afirma.
A programação também valoriza os talentos locais, com destaque para espetáculos produzidos em Toledo. Uma das novidades será a projeção mapeada com o Sesi, que neste ano trará uma encenação com personagens e coral, ampliando a experiência do público.
No ano passado, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas, e a expectativa para 2025 é de um público ainda maior, já que a abertura ocorrerá no dia 14 de novembro, véspera de feriado e sexta-feira.
Movimento econômico e turismo regional
Para Cristiano Rocha, o principal impacto do Natal Encantado está na movimentação econômica.
“Nosso propósito é gerar o espírito natalino e de fé, mas também fortalecer o comércio local, atrair visitantes de outras cidades e estimular o consumo em Toledo. Isso contribui diretamente para o emprego, a renda e a arrecadação de impostos que permanecem no município”, destacam.
O objetivo é sensibilizar o consumidor a comprar no comércio de Toledo, fortalecendo a economia local, para isso o comércio estará aberto todos os dias, também no horário noturno, das 19h às 22h. Favorecendo também a atração do público regional. “Nosso foco é fortalecer o comércio, seja por meio do turismo, do consumo ou das oportunidades que geram emprego e renda”, afirma.
O presidente da ACIT ressalta que o evento beneficia diversos setores. “Quando atraímos visitantes, eles consomem nas lojas, nos restaurantes e mercados locais. O impacto é na economia de Toledo como um todo”, explica.
Natal nos bairros: o “Ônibus do Papai Noel” e o sentimento de pertencimento
Uma das grandes novidades desta edição é o “Ônibus do Papai Noel”, que levará o encanto natalino aos bairros e distritos do município. Um ônibus especialmente decorado com iluminação temática, som ambiente e personagens natalinos, além do Papai Noel. A ação é resultado de uma parceria entre a ACIT e a empresa Sorriso, que disponibilizou o veículo adaptado como uma casa móvel do Papai Noel.
“Já realizávamos ações nos núcleos territoriais, como nos bairros Porto Alegre, Coopagro, Panorama e Pioneira. Neste ano, ampliamos para o Distrito de Vila Nova, Novo Sarandi, Jardim Europa, Lago Municipal e Centro. Queremos estar mais próximos da comunidade, fortalecendo o senso de pertencimento”, afirma o presidente.
Essa descentralização, segundo ele, democratiza o acesso à cultura natalina e amplia o alcance do evento. “Estando mais próximos das comunidades, conseguimos fazer com que mais pessoas participem e, ao mesmo tempo, impactamos positivamente os nossos associados”, pontua.
A chegada do Papai Noel e o Espírito do Natal
O momento mais aguardado pelo público infantil continua sendo a chegada do Papai Noel, marcada pela tradicional distribuição de balas. Neste ano, a interação será ainda maior, com a presença de personagens natalinos que irão circular entre o público, contribuindo para a magia do momento.
Mensagem de esperança e união
Cristiano Dall’Oglio reforça que o Natal Encantado é, acima de tudo, uma celebração de fé, esperança e solidariedade.
“O Natal é um convite à união e ao olhar com mais carinho para o próximo. Mais do que as luzes e decorações, é o momento de reencontrar o que há de mais humano em nós — a empatia, a gratidão, a doação. É tempo de esperança em dias melhores, novas oportunidades, fé na vida e no futuro”, conclui o presidente da ACIT.




