Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Sanepar apresenta impactos da estiagem no abastecimento de Toledo

A estiagem prolongada que afeta várias regiões do Paraná provocou a perda de três dos nove poços que atendem o sistema de abastecimento de água de Toledo. Dois poços estão no Jardim São Francisco e um no Jardim Porto Alegre. A informação foi repassada aos vereadores, na sessão ordinária da Câmara Municipal, pelo gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno.

21/03/2012 - 13:35


A perda no sistema de produção foi de 5,6 milhões de litros de água por dia, o que representa 25%, da capacidade total de produção de água. Ao mesmo tempo em que houve redução das vazões dos poços, houve aumento considerável no consumo de água. “As altas temperaturas fazem com que a população utilize mais água. Em alguns dias, o consumo chegou a 30% acima da média”, diz Renato.
Em período normal, a estrutura que a Sanepar montou na cidade atende a demanda. O abastecimento é feito pelo Rio Toledo, responsável por 45% do atendimento, e por 9 poços, que completam os 100% no índice de cobertura com o sistema de abastecimento da cidade.

Novos investimentos
Em 90 dias será interligado o poço, localizado junto da captação do Rio Toledo, ao reservatório do Jardim Europa. A unidade deve produzir 120 mil litros de água por hora para suprir a demanda. Um outro poço será implantado próximo da Vila Boa Vista. As duas unidades devem atender a demanda por um período de até 7 anos.
O gerente falou ainda que a Sanepar trabalha com o projeto global para ampliação do sistema de abastecimento da cidade. Estão projetados pelo menos mais três reservatórios: um no Jardim Europa, um no Panorama e o terceiro no Jardim Coopagro. A Sanepar estuda a implantação de uma nova captação no Rio Guaçu ou no Rio Lopei.
Até que as obras sejam implementadas a população precisa dar a sua contrapartida, que fazer o uso racional da água, priorizando o consumo para as necessidades de alimentação e higiene pessoal.


Dicas para reduzir o consumo de água
Para limpar a casa e o carro:
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágüe do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, com um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

Na higiene:
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Outras dicas:
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Da Assessoria



 

Sem nome %281144 x 250 px%29