A teleconferência será apresentada pelo coordenador do Núcleo de Telemedicina da Unioeste, médico e professor da Unioeste, Júlio Cesar Empinotti. As teeconferências já são realizadas entre o Huop e as outras escolas de Medicina do Brasil conveniadas, mas a partir de agora a Unioeste, além de participar das conferências em tempo real, também ministrará aulas para as outras instituições conveniadas ao projeto.
O objetivo principal da teleconferência dentro da área da saúde é promover a maior interação entre os docentes e discentes, dos pequenos e grandes centros, a fim de transmitir e receber o conhecimento instantaneamente.
Essa tecnologia pode ser utilizada também para treinamento de profissionais, prevenção e controle nos programas de saúde pública, entre outros. “De Cascavel é possível ajudarmos a resolver um problema de saúde pública que possa estar ocorrendo lá na Amazônia”, explica o coordenador, Júlio Empinotti.
Para preparar a instalação do Núcleo uma comissão do Huop, formada por três pessoas, fez uma visita técnica, na última semana, ao Núcleo de Telemedicina da USP. A Instituição é pioneira neste processo tecnológico e esse método tornou-se uma disciplina optativa do curso de Medicina.
Repassando informações
Assim, está marcada para quinta-feira, dia 22, uma reunião da comissão do Núcleo de Telemedicina com a administração central da Reitoria e do Huop, onde serão repassadas as informações importantes da visita técnica feita à USP, e também a visão do funcionamento e a finalidade do Núcleo de Telemedicina.
Está sendo definido um novo espaço físico para a instalação do Núcleo, com previsão de entrega ainda para este primeiro semestre. “Com mais espaço, será possível a muitos acadêmicos assistirem a um processo cirúrgico com um maior campo de visão, podendo manter a interação direta e em tempo real entre alunos da Unioeste com outras instituições conveniadas”, observa o coordenador.
Da Assessoria
GERAL
Unioeste, pioneira no Estado a ter Núcleo de Telemedicina
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), vai ter o primeiro Núcleo de Telemedicina do Paraná. Para tanto, nesta segunda-feira, dia 26, será realizada a primeira sessão de teleconferência do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) para a Teledermato Brasil, em processo simultâneo com outras universidades do País.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025