Lagni relatou que os conselheiros criam projetos, mas no momento de executá-los encontram dificuldades devido a falta de recursos. “Hoje pretendo levantar uma discussão e levar o conhecimento para que juntos possamos combater as drogas que tanto mal causam a sociedade. O COMAD desenvolve um trabalho desde 2010 e, sempre procuramos criar ferramentas para divulgar os trabalhos do Conselho. Por que os adolescentes estão consumindo álcool com 12 ou 13 anos? Qual é o motivo? Será que somos culpados? Sim, nós temos a parcela de culpa e, por isso, se conseguirmos colocar em prática as nossas ideias estamos dando um grande passo para evitar que a sociedade se desgaste”.
Discussão
O vereador Paulo dos Santos (PT) defendeu que deve ser aprofundada a discussão sobre o uso de drogas. Ele destacou que o Estado – atualmente – propõe a discussão em três enfoques: religioso, do tratamento, pena (cadeia). “É necessário discutir um quarto enfoque: do direito. Política que em outros países é difícil de discutir. O COMAD desenvolve um trabalho magnífico, mas precisamos nos envolver e gastar cada vez mais, porque o recurso que é destinado para o combate é pouco”.
O vereador, Ademar Dorsfchmdt (PMDB), parabenizou o trabalho realizado pelos conselheiros e destacou que foi ele que sugeriu o Projeto de Lei que institui a Semana de Combate as Drogas.
O vereador, Leoclides Bisognin (PMDB), enfatizou o trabalho de prevenção desenvolvido em parceria entre família, escola e policiais militares: o PROERD. “É uma pena que este trabalho não possa ser realizado com turmas acima de quinta série. A prevenção custa um décimo ou centésimo do custo para pagar uma recuperação. Para os traficantes a vida não vale mais do que R$ 10. Não tem Serasa, quem não paga, morre e morre por R$ 10”.
Ações
Em 2010, o COMAD visitou 12 escolas e dois postos de saúde. Também recebeu o convite para fazer uma palavra em Mercedes. Ao todo foram realizadas 67 palestras. No mesmo ano ainda foi realizado um encontro de capacitação com os professores do Núcleo Regional de Educação (NRE). Além da Semana Estadual PREVIDA. A impressão de três mil folhetos ilustrativos sobre o uso de drogas. No ano passado, os conselheiros – novamente – tornaram a realizar palestras em escolas, entre outras ações.
Durante a sessão da Câmara de Toledo – desta segunda-feira (28), o presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD - Toledo), Celso Lagni, solicitou o apoio da Câmara de Vereadores na execução dos projetos do Conselho. Atualmente, o COMAD recebe o recurso de R$ 17 mil por ano. Para Lagni, a sociedade passa por um caos sobre o consumo de drogas ilícitas e lícitas e os seus problemas são vivenciados diariamente na sociedade. Ele comentou que a mídia mostra que a maioria da violência é manifestada juntamente com o uso de drogas. Diante disso, segundo o presidente do COMAD, o Conselho busca evitar que aumente este problema em Toledo e, por isso, a necessidade de realizar projetos que busquem a prevenção ao uso indevido de drogas.
Lagni relatou que os conselheiros criam projetos, mas no momento de executá-los encontram dificuldades devido a falta de recursos. “Hoje pretendo levantar uma discussão e levar o conhecimento para que juntos possamos combater as drogas que tanto mal causam a sociedade. O COMAD desenvolve um trabalho desde 2010 e, sempre procuramos criar ferramentas para divulgar os trabalhos do Conselho. Por que os adolescentes estão consumindo álcool com 12 ou 13 anos? Qual é o motivo? Será que somos culpados? Sim, nós temos a parcela de culpa e, por isso, se conseguirmos colocar em prática as nossas ideias estamos dando um grande passo para evitar que a sociedade se desgaste”.
Discussão
O vereador Paulo dos Santos (PT) defendeu que deve ser aprofundada a discussão sobre o uso de drogas. Ele destacou que o Estado – atualmente – propõe a discussão em três enfoques: religioso, do tratamento, pena (cadeia). “É necessário discutir um quarto enfoque: do direito. Política que em outros países é difícil de discutir. O COMAD desenvolve um trabalho magnífico, mas precisamos nos envolver e gastar cada vez mais, porque o recurso que é destinado para o combate é pouco”.
O vereador, Ademar Dorsfchmdt (PMDB), parabenizou o trabalho realizado pelos conselheiros e destacou que foi ele que sugeriu o Projeto de Lei que institui a Semana de Combate as Drogas.
O vereador, Leoclides Bisognin (PMDB), enfatizou o trabalho de prevenção desenvolvido em parceria entre família, escola e policiais militares: o PROERD. “É uma pena que este trabalho não possa ser realizado com turmas acima de quinta série. A prevenção custa um décimo ou centésimo do custo para pagar uma recuperação. Para os traficantes a vida não vale mais do que R$ 10. Não tem Serasa, quem não paga, morre e morre por R$ 10”.
Ações
Em 2010, o COMAD visitou 12 escolas e dois postos de saúde. Também recebeu o convite para fazer uma palavra em Mercedes. Ao todo foram realizadas 67 palestras. No mesmo ano ainda foi realizado um encontro de capacitação com os professores do Núcleo Regional de Educação (NRE). Além da Semana Estadual PREVIDA. A impressão de três mil folhetos ilustrativos sobre o uso de drogas. No ano passado, os conselheiros – novamente – tornaram a realizar palestras em escolas, entre outras ações.
GERAL
COMAD recebe R$ 17 mil/ano para prevenção anti-drogas em Toledo
Durante a sessão da Câmara de Toledo – desta segunda-feira (28), o presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas (COMAD - Toledo), Celso Lagni, solicitou o apoio da Câmara de Vereadores na execução dos projetos do Conselho. Atualmente, o COMAD recebe o recurso de R$ 17 mil por ano. Para Lagni, a sociedade passa por um caos sobre o consumo de drogas ilícitas e lícitas e os seus problemas são vivenciados diariamente na sociedade. Ele comentou que a mídia mostra que a maioria da violência é manifestada com o uso de drogas. Diante disso, segundo o presidente do COMAD, o Conselho busca evitar que aumente este problema em Toledo e, por isso, a necessidade de realizar projetos que busquem a prevenção ao uso indevido de drogas.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




