Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Audiência discute projeto de lei que regulamenta mototáxis em Toledo

O Projeto de Lei nº 202/2015, que objetiva a reformulação da legislação que institui e regulamenta o serviço de mototáxi esteve em pauta novamente na Câmara Municipal de Toledo através de audiência pública. A discussão nesta sexta, dia 18, a partir das 14h, contou com diversos representantes da categoria e demais autoridades.
 

18/12/2015 - 19:07


Entre as discussões pontuadas pelo diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano de Paula Faria, está a necessidade de legalização da profissão. “Trata-se de uma profissão recente, o projeto é importante, porém muito complexo. Nosso objetivo é garantir o reconhecimento dos mototaxístas mas principalmente a segurança das pessoas que utilizam esse serviço”.

A advogada Cláudia Maria Fernandes, que representa os mototaxistas destaca que o projeto vem sendo discutido com o Executivo há aproximadamente um ano e meio. “Ao todo são 54 artigos que regulam e buscam legislar nesse projeto de lei. E o maior desejo da classe é atuar de acordo com os regimentos proposto pelas leis”.

Cláudia comenta também que uma das exigências existentes na proposta é a capacitação dos mototaxistas para exercer a atividade remunerada, assim como a necessidade de autorização da prefeitura. “Esses aspectos buscam dar credibilidade aos usuários como também auxiliar na fiscalização de mototaxistas clandestinos”.

A proposta visa também normatizar a atividade de acordo com a Lei Federal nº 12.009/2009, atendendo também as resoluções 356/2010 e 410/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que traz inúmeras exigências e requisitos mínimos de segurança para o exercício da profissão que a Lei Municipal R nº 77, de 2005, não contemplava em virtude de ter sido aprovada anteriormente à Lei Federal.
 
Outro ponto positivo apontado pelos representantes da classe é a emancipação dos mototaxistas que com a aprovação do projeto de Lei serão autônomos e desvinculados das empresas ou agências que executam os serviços. “Diferente da Lei “R” n° 77, que estabelece que o serviço de mototáxi deve ser executado por empresas ou agências, a nova proposta, torna o mototaxista o titular da permissão e responsável pelo veículo e por toda a documentação para manter a permissão”, destacou Cláudia.
 
A audiência realizada no auditório Edílio Ferreira, na Câmara Municipal, buscou ouvir os envolvidos e a proposta segue em discussão a fim de adequar o projeto mediante análise jurídica e só após isso ser votado e encaminhado depois para o Poder Executivo para ser sancionado ou vetado. A próxima discussão ficou marcada para o mês de fevereiro de 2016 quando será retomada a apreciação com a análise dos pareceres e demais adequações.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px