Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e o mais pacientes dos professores. Seja em verso ou em prosa, a literatura paranaense é reconhecida tanto por leitores, como também por escritores e críticos brasileiros. Como forma de reconhecer ainda mais a leitura como ferramenta de diversidade cultural, inicia nesta quinta-feira (24) o Mês da Literatura do Paraná.
Em Toledo, a comemoração vai ter o apoio da Secretaria de Cultura e Biblioteca Pública Municipal, o Centro Cultural Oscar Silva. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura e a Biblioteca Pública do Paraná, que vão levar vários autores para os municípios do estado através Caravana Literária, com um bate papo sobre leitura, livro e literatura. Como parte da Caravana Literária, o município vai receber o escritor, roteirista e tradutor brasileiro, Reinaldo Moraes, que vai estar na Biblioteca Pública, às 19h.
Segundo a diretora de Cultura de Toledo, Magda Ritter, o encontro vai ser um momento ímpar, onde as pessoas poderão conhecer um pouco mais das obras do autor. Em 2009, Moraes publicou o Pornopopéia, considerado pela crítica seu melhor livro. O romance é uma viagem alucinada pelo underground paulistano, protagonizado por um cineasta fracassado que faz vídeos institucionais para sobreviver.
“A literatura está presente em todos os momentos de nossas vidas. O Paraná possui escritores e roteirista maravilhosos. Em Toledo temos a Academia de Letras, então faz jus a cidade receber um escritor que tenha tanta bagagem. ´Vai ser uma noite de muito conhecimento e ampliação de horizontes”.
A exposição sobre autores paranaenses, fórum sobre leitura e literatura, feira de livros e contação de histórias integram a programação, que tem início nesta quinta-feira (24) com o show Leminskanções, em Maringá, onde será mostrada em 14 interpretações a genialidade musical de Paulo Leminski.
Caravana Cultural
Organizada pela Biblioteca Pública do Paraná, a Caravana Literária vai levar 15 autores a percorrer 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário.
As cidades que receberão a visita dos escritores este ano são Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.
Entre os convidados, há romancistas (Milton Hatoum e Reinaldo Moraes), escritores infantojuvenis (Flávio de Souza), poetas (Adélia Maria Woellner e Rodrigo Garcia Lopes), contistas (Cíntia Moscovich e Luiz Ruffato), cronistas (Adriana Sydor), autores que transitam por mais de uma linguagem (José Roberto Torero e Nelson de Oliveira) e jovens escritores (Luís Henrique Pellanda, Thiago Tizzot e Santiago Nazarian), entre outros. Um recorte plural e diversificado da cena literária brasileira contemporânea.
Exposição Itinerante
A exposição “Palavras do Paraná” apresenta um pouco do vasto e rico universo da literatura paranaense. Da primeira autora, a poeta Júlia da Costa (1844-1911), ao contista Dalton Trevisan, hoje com 92 anos, premiado no Brasil e no Exterior por renovar o conto em língua portuguesa. São 11 autores no total. A mostra fica em exposição no hall da Secretaria de Estado da Cultura até o dia 6 de setembro e, em seguida, em todo Estado.
A programação completa do Mês da Literatura do Paraná pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br.