Várias entidades participaram nesta quinta-feira (22) do Comitê Municipal de Mobilização Social Contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Entre elas, participaram escolas, universidades, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e alunos do Premem. Na ocasião foi apresentado o relatório do primeiro ciclo de atividades desenvolvidas pelo Setor de Endemias este ano e discutidas ações para melhorar o combate à doença.
Ao discutir as dificuldades encontradas no trabalho diário dos agentes de endemias ficou evidente os empecilhos para realizarem algumas visitas. Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Claudia Teixeira Toledo, a principal preocupação é encontrar ações para atingir o público com imóveis fechados. “Apesar do período de calor e de chuvas no verão, os números estão controlados. Mesmo assim, encontramos um número muito alto de imóveis fechados, dificultando o trabalho de controle e combate ao mosquito transmissor da dengue”, ressalta.
Dos 190.889 imóveis vistoriados no ano passado, 102.834 foram encontrados fechados. “Compartilhamos sugestões de como abordar melhor a população adulta, com dificuldade de conscientização. Discutimos ações que podemos realizar esse ano para combater essas barreiras, seja sobre a limpeza do pátio, seja de retornar para o agente agendando a visita”, explicou a Diretora.
Ela lembra que, na ocasião em que o imóvel é encontrado fechado, o agente deixa uma notificação e coloca os telefones de contato para que uma visita seja agendada em um horário plausível para o morador. “O problema é que poucas pessoas retornam esses comunicados”, lamenta.
O Comitê avaliou de forma positiva a ação realizada nas escolas. Mas para atingir o público adulto e, principalmente realizar o trabalho nos imóveis que normalmente estão fechados estuda-se a realização de um mutirão no fim de semana. “É quando possivelmente encontraremos mais as pessoas em casa”, supõe Cláudia.
Na avaliação dela, a primeira das quatro reuniões a serem realizadas durante o ano foi positiva. “Traçamos algumas metas, como por exemplo falar com os conselhos de comunidades, falar com empresas com grande número de funcionários. O pessoal foi bem participativo”.
Dados
Em 2017 foram notificados 114 casos. Destes, foram confirmados seis casos e descartados outros 57. Dos casos confirmados, dois são importados, ou seja, de fora do município, outros quatro casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município.
Em 2018 já são 50 casos notificados. Destes quatro casos estão confirmados e outros 34 já foram descartados.
TOLEDO
Imóveis fechados preocupam comitê contra a Dengue
Na ocasião foi apresentado o relatório do primeiro ciclo de atividades desenvolvidas pelo Setor de Endemias este ano e discutidas ações para melhorar o combate à doença.
Mais lidas
- 1Eleições definem os rumos do Brasil, e informação confiável fortalece a democracia
- 2Brasil que floresce além do agronegócio tradicional
- 3Toledo debate intersetorialidade no combate ao Trabalho Infantil
- 4Heitor Isaque é destaque internacional e conquista três títulos de BMX Racing em Lima, no Peru
- 5Sicredi Progresso PR/SP recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Ouro Verde do Oeste
Últimas notícias
- 1Seminário debate gestão e controle social no SUS
- 2Está em vigor a Medida Provisória que proíbe as bets no Brasil
- 3Rodada de negócios com agroindústrias conclui edição do Food Capacita Agro
- 4Encontro apresenta estratégias de planejamento e formação de patrimônio
- 5Defesa Civil de Toledo promove palestra sobre o El Niño no CEU das Artes



