Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Acadêmicos de Pedagogia conhecem estratégias para aplicar novas tecnologias no ensino regular

O palestrante citou os novos postos de abastecimento para carros elétricos que a Copel está instalando na BR 277 e afirmou que as mudanças com relação às tecnologias estão cada vez mais próximas e constantes

05/04/2018 - 09:15


Os alunos dos tempos atuais são muito diferentes das outras gerações de estudantes de ensino fundamental e médio, principalmente quando o assunto é tecnologia. Em meio à revolução tecnológica, o trabalho do educador também passar por um processo reciclagem e aperfeiçoamento. Uma das propostas que tem ganhado cada vez mais espaço nas reuniões pedagógicas é o ensino de robótica na escola. Um projeto na área que funciona em escolas de Cascavel e Toledo foi apresentado na última semana aos acadêmicos do curso de Pedagogia da FAG Toledo, durante a palestra “Robótica educacional, um novo jeito de ensinar e aprender”, com o professor Jocemar do Nascimento.

O docente é instrutor e coordenador do Projeto de Ensino de Programação e Robótica da Fundetec de Cascavel e logo no início da explanação, fez algumas reflexões importantes sobre as mudanças no uso das tecnologias nas últimas décadas. “Os estudantes iam para a escola para aprender como usar o mouse, o teclado, como fazer um texto nos programas do computador. A atual geração de estudantes já chega à escola sabendo de tudo isto e por este motivo, temos que repensar como ensinar e usar tecnologias em sala de aula”, alerta.  O palestrante citou ainda os novos postos de abastecimento para carros elétricos que a Copel está instalando na BR 277 e afirmou que as mudanças com relação às tecnologias estão cada vez mais próximas e constantes. “Recentemente foi inaugurado um frigorífico em uma cidade próxima de Toledo. Muitos não sabem, mas o número de empregados nesta fábrica é muito pequeno, pois foram instalados robôs altamente tecnológicos para fazer os processos. O trabalhador do futuro precisa aprender a lidar com esta tecnologia, pois hoje as empresas contratam profissionais de fora do Brasil para fazer este aparato funcionar”, alerta.

Na palestra, Nascimento falou sobre como os profissionais da educação podem fazer uso da robótica como metodologia de ensino para incentivar o aluno a investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. “Esta ideia vai bem além da construção de projetos e programação de robôs. Trata-se de capacitar o estudante para pensar e encontrar soluções diante dos desafios propostos, incentivando o trabalho em grupo, a tomada de decisões, a pesquisa e o planejamento”, explica.

O convite para Nascimento falar sobre o tema aos acadêmicos de Pedagogia veio da professora Dulce Alves Nakamura que avaliou a explanação como muito positiva. “Demonstrou na prática as ações pedagógicas utilizando as tecnologias de informação e comunicação. Acredito que pelo conteúdo trazido os nossos acadêmicos conseguiram ver a viabilidade de projetos desta natureza", afirma.

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px