Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EMPREENDEDORISMO

Sebrae/PR divulga resultados da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na região oeste

Mais de 1,8 mil pessoas participaram da programação que aconteceu de 19 a 22 de outubro; ações tiveram como foco estímulo à inovação e à tecnologia nas micro e pequenas empresas

12/11/2015 - 14:28


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou municípios da região oeste do Paraná com mais de 30 eventos realizados entre os dias 19 a 22 de outubro. As atividades aconteceram em 17 cidades da região e atingiram um público total de 1.839 pessoas, entre representantes de micro e pequenas empresas, lideranças e representantes de entidades de fomento ao empreendedorismo, parceiros na realização da programação em cada localidade.

O Seminário Luz-Ciência-Vida, realizado em Cascavel, Pinhão, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Toledo levou cerca de 900 empreendedores a reflexões sobre os desafios e oportunidades da inovação e, ainda, permitiu que os participantes entendessem sobre as características e habilidades para quem pretende inovar nas empresas. “É preciso entender inovação como algo palpável dentro das empresas de pequeno porte”, diz o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus.

De acordo com ele, as micro e pequenas empresas devem pensar no tema como uma solução ao dia a dia dos negócios. “Inovar, muitas vezes, não requer grandes investimentos financeiros e, sim, criatividade na resolução de problemas da rotina do empreendedor. As atividades dentro da programação da SNCT na região tiveram o propósito de incentivar esse pensamento nos participantes, tanto por meio das palestras do Seminário, quanto por meio de oficinas tecnológicas.”

Um dos temas das 21 oficinas realizadas versou sobre como utilizar o Facebook para inovar no relacionamento com os clientes. Essa ação aconteceu em Cascavel, entretanto, contou com a participação de empreendedores de toda a região, como da empresária de Laranjeiras de Sul, Angelita Jacoski. “Eu já tinha a página do meu restaurante na rede social, mas não sabia como utilizá-la, estava completamente desatualizada. Na oficina, tive ótimas dicas de como utilizar o espaço em prol da empresa”, explica a empresária.

Outro destaque da programação da SNCT na região foi a Conferência Internacional Smart Energy [Energias Inteligentes], que aconteceu em Foz do Iguaçu entre os dias 19 a 21 de outubro, por intermédio do Programa Oeste em Desenvolvimento. Nela, painéis, debates, mesas-redondas e palestras discutiram temas sobre energias renováveis, desenvolvimento e tecnologias, a exemplo do II Seminário Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná.

A Conferência também contou com um espaço exclusivo para que empresas e instituições de energias renováveis expusessem seus produtos. Local, este, onde o Sebrae/PR disponibilizou um estande com informações sobre o Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia -, programa que visa à melhoria de processos e produtos e à introdução de inovações tecnológicas nas empresas, o qual atendeu cerca de 420 empreendedores.

Cantuquiriguaçu

Os eventos da SNCT acontecem no Território Cantuquiriguaçu desde 2012. Neste ano, os organizadores microrregionais do evento - Sebrae/PR, Instituto Emater,  Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), prefeituras e associações empresariais locais -, resolveram estender as atividades às cidades de Pinhão, Goioxim, Porto Barreiro, Laranjeiras do Sul, Foz do Jordão, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu.

Um dos destaques da SNCT da Cantuquiriguaçu foi no município de Quedas do Iguaçu, no qual, somente na realização do Seminário de Inovação e Tecnologia da Cadeia Produtiva do Leite, no dia 22 de outubro, participaram 320 produtores rurais ligados ao setor. “A ideia era, justamente, de despertar o interesse do produtor rural, em especial, para a busca do conhecimento, novas tecnologias e inovação. Os resultados mostram que eles estão atentos e interessados”, afirma Edson Braga, consultor do Sebrae/PR.

Segundo Deomar Fracasso, gerente regional do Instituto Emater, os eventos qualificam ainda mais o trabalho que já é feito dia a dia no Território. “Temos 1,4 mil produtores rurais atendidos no Cantuquiriguaçu. Esse Seminário de Leite, em específico, nos surpreendeu nos resultados, pois estiveram presentes produtores de 10 municípios diferentes. Isso prova que eles estão conscientes de que é preciso se aprimorar e que nossa rotina de acompanhamento tem surtido efeitos positivos”, argumenta.

Guaraniaçu, que também participou pela primeira vez do evento nacional, contou com o Seminário de Agroindústria e Comercialização de produtos, no dia 20 de outubro, no qual participaram 140 produtores rurais. “O evento foi de suma importância para nosso município. É com a ajuda de capacitações como essas que estamos melhorando os índices da nossa cidade. Isso é graças às entidades parceiras que enriquecem tecnicamente nossos empreendedores, rurais e urbanos”, acentua Juraci Ronaldo Cazella, prefeito de Guaraniaçu.

Em tempos de crise, ressalta o prefeito, o município aumentou a arrecadação de impostos gerados pelo empreendedorismo. “Mesmo num momento considerado ruim, tivemos um acréscimo de 16,66% no valor arrecadado do ICMS [Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços]. E isso é decorrente do fortalecimento das nossas agroindústrias, micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais”, enumera Cazella.

Com 330 inscritos, Laranjeiras do Sul contou com o Seminário Fontes de Inspiração para o Empreendedor Inovar no dia 21 de outubro, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS). No mesmo dia, em Porto Barreiro, o Seminário de Inovação e Tecnologia de Piscicultura teve adesão de 140 produtores rurais. Foz do Jordão realizou, dia 21, a Mostra de Artesanato que contou com 130 pessoas. Já o município de Pinhão, recebeu o Seminário de Inovação e Tecnologia de Olericultura Orgânica e contabilizou 120 participantes no dia 19 de outubro.

Para o secretário-executivo da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, João Muniz, a escolha dos temas foi muito bem feita e, com certeza, foi uma das motivações em número de adesão dos participantes. “Além da pertinência dos temas, tivemos palestrantes fantásticos e de renome. Pessoas com quem, dificilmente, os produtores teriam acesso se não fosse numa oportunidade promovida por entidades tão fortes quanto o Sebrae/PR e Emater”, salienta.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.  

Da Assessoria.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px