Participam da capacitação diversos representantes, previamente inscritos, que atuam junto às políticas públicas, pertencentes à Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Secretaria Municipal de Juventude, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Cultura, Núcleo Regional de Educação, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Promotoria de Infância e Juventude, 20ª Regional de Saúde e Centro de Socioeducação.
O Projeto da Rede Intersetorial de Proteção Social (RIPS), começou a ser gestado no ano de 2014, diante da necessidade de aperfeiçoamento da interlocução entre as diferentes políticas públicas municipais e organizações não governamentais. A ideia é a de oportunizar momentos de interação entre os componentes da rede de atendimento, mobilizando-os em direção a uma prática intersetorial. A partir de tal iniciativa, acreditava-se ser possível dar ocasião a um maior conhecimento dos órgãos e suas respectivas atribuições, e incentivar a construção de fluxos e protocolos de atendimento.
A Equipe de Mobilização é composta por representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, bem como do Projeto de Apoio à Política de Proteção à Criança e ao Adolescente (PAPPCA)/UNIOESTE e Ministério Público (Promotoria de Infância e Juventude e 15ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado (URATE)/Serviço Social. A esta equipe caberá o processo de envolvimento e convencimento dos demais atores, enquanto elemento articulador ao longo de todo o período de desenvolvimento do Projeto.