A cada dois anos muitas pessoas ficam impacientes devido ao tempo da propaganda eleitoral no rádio ou na televisão. Mas a partir das eleições 2016 foi feita uma alteração no tempo dos candidatos. A redução do período de propaganda, que passou de 45 dias para 30. Será muita informação ao mesmo tempo. Com isso, a população deverá pesquisar mais sobre os candidatos que pretendem votar.
No caso das eleições municipais, o tempo do candidato na TV passa a ser de apenas dez minutos. O tempo anterior era de 30 minutos. A propaganda de candidatos a prefeito poderá ser realizada todos os dias, sem divisão entre prefeitos e vereadores no horário fixo.
A propaganda dos candidatos a vereador será veiculada na forma de inserções de trinta ou sessenta segundos por dia. “Ao todo, serão setenta minutos diários na proporção de 60% do tempo para as eleições majoritárias e 40% para vereadores”, explicou a Chefe da 201° Zona Eleitoral de Toledo, Adeline Gasparelli.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá ainda requerer que as emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários, contínuos ou não, no período de um mês antes do início da propaganda eleitoral e nos três dias anteriores ao pleito. O tempo será somado ou usado para a divulgação de seus comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.
“Serão 90% dividido de acordo com a representação que o partido tem na Câmara e 10% divididos igualmente. Antes era 70% proporcionalmente e 30% igual. Antes escutavam tudo em três meses, e agora é uma enxurrada de informações. Tentar pesquisar o histórico, os projetos que apresentaram”, afirmou Adeline.
Não é algo positivo, mas outra alteração na lei acaba auxiliando a medida, levando em consideração apenas os seis maiores partidos. “Se eu tenho 12 partidos, o tempo será dividido entre os seis maiores representantes da Casa”, explicou a Chefe da 201° Zona.
Caso o seu político leve algum artista para cantar com a finalidade de conseguir mais votos, não se iluda que ele é um bom candidato. Showmício é proibido, porém comício não. Passeatas, carreatas, panfletos ou santinhos. O foco é reduzir os gastos. Vale lembrar que as campanhas feitas na internet devem ser gratuitas.
Em geral, o tempo é curto. Por isso, a população deve ser bem rigorosa em relação a candidato em que irá votar. Uma boa dica é analisar se o político está com a ficha limpa.